Buscar

Quais são as articulações do joelho?

💡 3 Respostas

User badge image

Letícia Pavão

É a diartrose.

2
Dislike0
User badge image

sequencial 14.1.7

O joelho é uma articulação sinovial complexa. Na verdade ele possui duasarticulações separadas: A articulaçãofêmoro-patelar consiste na patela, um osso sesamóide que reside no interior do tendão do músculo anterior da coxa (músculo quadríceps femoral), e na superfície patelar na frente do fêmur, na qual ele desliza.
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As articulações do corpo humano, pertencentes ao sistema articular, são responsáveis por muitos movimentos que realizamos. Ela conecta os ossos do esqueleto humano aos outros ossos e cartilagens. Isso acontece nos joelhos, cotovelos, punhos, tornozelos, ombros, dentre outros. Portanto, podemos dizer que a articulação é o ponto de encontro entre os ossos, possibilitando os movimentos do corpo.


O joelho é o maior complexo articular do corpo, formado por 4 ossos e 3 articulações e quase todas as pessoas terão algum problema em alguma destas articulações, seja por desgaste ou por lesão traumática. O joelho é a segunda articulação do corpo que mais sofre com lesões, perdendo apenas para a articulação do ombro. Nesta aula abordaremos a anatomia do joelho, as classificações e os movimentos permitidos de suas articulações e as lesões mais frequentes do joelho, que são a condromalácia patelar, a ruptura do ligamento cruzado anterior e as lesões nos meniscos.


O joelho é a articulação intermediária dos membros inferiores (MMII), pois encontra-se entre a articulação do quadril e a articulação do tornozelo, e é responsável por absorver parte dos impactos dos MMII e fornecer estabilidade durante a macha.

As articulações do joelho são formadas por quatro ossos: o fêmur, a tíbia, a patela e a fíbula. Estes ossos se articulam formando 3 articulações:

  1. Fêmoro-Tibial: entre o fêmur e a tíbia;
  2. Fêmoro-Patelar ou Patelo-Femoral: entre o fêmur e a patela
  3. Tíbio-Fibular Proximal: entre a tíbia e a fíbula.

Portanto, as articulações do joelho são: Fêmoro-Tibial; Fêmoro-Patelar; e Tíbio-Fibular Proximal.

Fontes:

  • https://www.todamateria.com.br/articulacoes-do-corpo-humano/. Acesso em 06 de julho de 2018.
  • http://anatomiafacil.com.br/006-articulacao-do-joelho/. Acesso em 06 de julho de 2018.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais