Buscar

Quais limites impostos ao PODER CONSTITUINTE originário e derivado??

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

O originário nenhum limite porém algumas doutrinas falam que o direito natural pode limitar o originário. O derivado encontra limite nas cláusulas pétreas do art. 60§4° CF e nos princípios constitucionais sensíveis como também nos implícitos. Espero tenha entendido qualquer coisa só dizer.
2
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

  • Poder Constituinte Originário:

Como poder instituidor do Estado, pressupõe-se sua anterioridade, sendo considerado poder constituinte originário. Tudo dele decorre.

A doutrina elege como características principais deste poder originário, com pequenas variações entre os autores, a inicialidade, a incondicionalidade e a ilimitação.

Inicial - não se fundamenta em nenhum outro; é a base jurídica de um Estado;

Incondicionado - não está sujeito a qualquer forma pré-fixada para manifestação de sua vontade;  não está submisso a nenhum procedimento de ordem formal; e

Autônomo / ilimitado - não está limitado pelo direito anterior, não tendo que respeitar os limites postos pelo direito positivo anterior;  não há nenhum condicionamento material.

  • Poder Constituinte Derivado:

Também chamado Instituído ou de segundo grau – é secundário, pois deriva do poder originário.  Encontra-se na própria Constituição, encontrando limitações por ela impostas: explícitas e implícitas.

Derivado -  deriva de outro poder que o instituiu, retirando sua força do poder Constituinte originário;

Subordinado  - está subordinado a regras materiais; encontra limitações no texto constitucional; e

Condicionado – seu exercício deve seguir as regras previamente estabelecidas no texto da CF; é condicionado a regras formais do procedimento legislativo.

Este poder se subdivide em:

I) poder derivado de revisão ou de reforma: poder de editar emendas à Constituição. O exercente deste poder é o Congresso Nacional que, quando vai votar uma emenda, não está no procedimento legislativo, mas no Poder Reformador.   

II)  poder derivado decorrente: poder dos Estados, unidades da federação, de elaborar as suas próprias constituições.  O exercente deste poder são as Assembléias Legislativas dos Estados. Possibilita que os Estados Membros se auto-organizem.

Destrinchando um pouco mais os limites do poder constituinte derivado, temos que este é instituído pelo poder constituinte originário, ou seja, deste se deriva e obedece às regras por ele estabelecidas. Logo, o poder constituinte derivado é limitado e condicionado pelo originário, obedecendo tanto a limites expressos na Constituição como limites implícitos.

  • Limites formais:

Para haver reforma do texto, há previsão de um procedimento que deve ser obedecido. O referido procedimento é distinto e mais complexo do que aquele estabelecido para aprovar e mudar leis ordinárias.

  • Limites temporais:

Existem limites temporais de caráter transitório e de caráter permanente. Aqueles figuram como disposições transitórias que proíbem a reforma total ou parcial durante certo tempo.

  • Limites circunstanciais:

São circunstanciais aquelas situações tendentes a impossibilitar ou impedir que a reforma constitucional se realize em determinadas ocasiões, que podem ser consideradas “anormais”: o estado de sítio, a intervenção federal, e o estado de defesa (artigo 60, parágrafo 1º).

  • Limites Materiais:

Podem ser expressos ou implícitos.

As limitações materiais expressas estão previstas no rol do parágrafo quarto do artigo 60 da Constituição Federal, abaixo transcrito:

"§ 4º - Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:

I - a forma federativa de Estado

II - o voto direto, secreto, universal e periódico

III - a separação dos Podere

IV - os direitos e garantias individuais."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais