Buscar

Sobre o veto politico ou sanção, é correto afirmar que se trata de uma participação no Processo Legislativo? Como ocorrem? Quais suas características?

:D

💡 1 Resposta

User badge image

Jardel Luciano

Concernente às nuances do Processo Legislativo, mormente no tocante à sanção ou veto, consistente na deliberação executiva, já na fase constitutiva do Processo, é coerente afirmar se tratar de participação do Presidente da República no Processo Legislativo e, inclusive, uma inconteste homenagem ao processo democrático, entretanto, com caráter relativo, pois que o veto não possui o condão de encerrar peremptoriamente o Processo Legislativo, agora, em marcada homenagem ao Princípio da Separação dos Poderes.

A Sanção, consistente na anuência do Presidente da República ao projeto, pode ser expressa ou tácita (quando não vetado no prazo constitucional), irretratável, fundamentado na inconstitucionalidade do projeto (veto jurídico) ou na contrariedade ao interesse público (veto político), total (quando abarca todo o projeto) ou parcial (atinge apenas partes do projeto, mas incidente sobre texto itegral de artigo, parágrafo, inciso ou alínea) e, finalmente, relativo, pois que há a possibilidade de o veto ser rejeitado pelo Congresso Nacional.

Ademais, não há que se falar em sanção ou veto presidencial acerca de emenda à Constituição, Decretos Legislativos e Resoluções, além das Leis Delegadas e da Leis resultantes de conversão, sem alteração, de Medida Provisória.

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais