Buscar

oque é ribossomo?

💡 2 Respostas

User badge image

Rafaela Ansiliero

Ribossomos são estruturas formadas por RNAribossomico, que possuem como função a sintese proteica.

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Ribossomo , é uma partícula que está presente em grande número em todas as células vivas e serve como o local desíntese proteica . Os ribossomos ocorrem tanto como partículas livres em células procarióticas e eucarióticas quanto como partículas ligadas às membranas do retículo endoplasmático em células eucarióticas.

Os ribossomos são notavelmente abundantes nas células. Uma única célula eucariótica de replicação ativa , por exemplo, pode conter até 10 milhões de ribossomos. Na bactéria Escherichia coli ( procariota ), os ribossomos podem chegar a 15.000, constituindo até um quarto da massa total da célula. O tamanho dos ribossomos dentro das células varia, dependendo do tipo de célula e de fatores como se a célula está descansando ou se replicando. O ribossomo médio de E. coli , o exemplo mais bem caracterizado, mede cerca de 200 angstroms (cerca de 20 nm) de diâmetro.

Ribossomos são os locais em que as informações transportadas código genético é convertido em moléculas de proteína. Moléculas ribossômicas deRNA mensageiro (mRNA) determina a ordem detransferir moléculas de RNA (tRNA) que estão ligadas a tripletos de nucleotídeos (códons). A ordem das moléculas de RNAt determina a sequência de aminoácidos de uma proteína. Moléculas de rRNA catalisam a reação da peptidil transferase, que forma ligações peptídicas entre os aminoácidos, ligando-os para formar proteínas. As proteínas recém-formadas separam-se do local do ribossoma e migram para outras partes da célula para uso.

0
Dislike0
User badge image

Maikon José Fronza

faz parte da ciencia

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais