Buscar

Como funciona a isenção de tributos para os livros?

Só as empresas tem a isenção do ICMS?

💡 4 Respostas

User badge image

Clesyo Kym da Silva Souto Maior

Conforme o Art. 150, inciso VI, alínea "d" da constituição federal, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos municípios instituir impostos sobre Livros, jornais, periódicos e os papéis destinados a sua impressão. Outra pergunta surge então.

Porque os livros são caros?

Apesar de não serem cobrados impostos, além dos gastos de produção, impressão, marketing, distribuição, existe o desenvolvimento do conteúdo de caráter subjetivo do autor.

1
Dislike0
User badge image

Francinaldo Angelim

São caros porque as editoras atribuem ao preço final uma margem de lucro exorbitante, e não se preocupam em difundir cultura, mas visam apenas o lucro com a cultura.

0
Dislike0
User badge image

Francinaldo Angelim

A isenção tributária de livros tem previsão constitucional, no art.150, inciso VI, "d", da CF, com fundamento no princípio constitucional da livre manifestação, na liberdade da divulgação da informação, educação e cultura para o povo brasileiro. Aqui trata-se de uma verdadeira imunidade tributária, e deve-se interpretar a palavra "livros" expresso na constituição em sentido amplo, incluindo por exemplo as mídias digitais, pois também difundem informações.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais