Buscar

o que são bulhas cardíacas?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

As Bulhas cardíacas é o som produzido após o fechamento das válvulas cardíacas, ao todo existem 4 (quatro) bulhas, que podem ser ouvidas pelo estetoscópio.


1ª Bulha - é a responsável pelo som "TUM", que ocorre no início da sístole após o fechamento das valvas mitral e tricúspide, no momento em que o sangue atrita com a parede do ventrículo.

2ª Bulha - responsável pelo som "TÁ",  ocorre no final da sístole após o fechamento da valvas cardíacas e pulmonar, então ocorre uma pressão fazendo com que o sanguem que foram para as artérias retornem causando um fluxo retrógrado, causando um impacto nas valvas já fechada.

3ª Bulha - quando normal, audível em crianças e adolecentes, som fraco que ocorre na fase inicial da diástole (fase de enchimento rápido), e é na brusca desaceleração do líquido em atrito com as paredes dos ventrículos é que causa o aparecimento do som.

4ª Bulha - som raramente perceptível quando normal, ocorre no final da diástole pela contração dos átrios.


Durante o processo de contração as pressões dos ventrículos se elevam. Essa elevação de pressão vence a resistência das válvulas semilunares e o sangue é lançado simultaneamente na circulação pulmonar e sistêmica. As vibrações destas válvulas produzem a primeira bulha.

1
Dislike0
User badge image

Lu Fujino

E o som emitido pelo coração no momento da ausculta.

 Durante cada ciclo cardíaco há quatro bulhas cardíacas, mas em um coração normal apenas a primeira e a segunda bulhas cardíacas (B1 e B2) são altas o bastante para serem ouvidas com um estetoscópio.
A primeira bulha (B1), que é descrita como um som de tum, é mais alta e um pouco mais longa do que a segunda bulha. B1 é produzida pela turbulência do sangue associa­ da ao fechamento das valvas atrioventriculares, logo após o início da sístole ventricular. A segunda bulha (B2), que é mais curta e não tão alta quanto a primeira, é escrita como um som de tá. B2 é produzida pela turbulência do sangue associada ao fechamento das valvas semilunares, no início
da diástole ventricular. Embora B1 e B2 sejam produzidas pela turbulência do sangue associada ao fechamento das valvas, são mais bem auscultadas na superfície do tórax em locais que são ligeiramente diferentes das localizações das valvas. Isso ocorre porque o som é condu­ zido pelo fluxo sanguíneo para longe das valvas. Normal­ mente B3 não é alta o bastante para ser ouvida, em virtude da turbulência do sangue, durante o enchimento ventricu­ lar rápido, e B4 é decorrente da turbulência do sangue du­ rante a sístole atrial.
Fonte: (TORTORAJ., G.NIELSEN e T., M. 06/2013, Princípios de Anatomia Humana, 12ª edição. P. 510)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais