Buscar

a reparação por danos materiais poderá não ser equivalente ao prejuízo efetivamente sofrido?

💡 4 Respostas

User badge image

Arthur Mello

Sim. Cabem várias respostas...

O interessado pode renunciar a parte do valor da pretendida indenização, seja por falta de provas ou interesse pessoal, inclusive para valer-se do juizado especial cível.

O juiz também pode condenar a parte conrtrária a indenizar parte do prejuízo sofrido, por entender que não existe prova dos danos....

Infinitas as possibilidades.

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Sim. A reparação por danos materiais poderá não ser equivalente ao prejuízo efetivamente sofrido. É o que dispõe o parágrafo único do art.944 do Código Civil, que sopesa o grau de culpa na produção do dano no momento da estipulação da indenização, como descrito abaixo:

Art. 944. A indenização mede-se pela extensão do dano.

Parágrafo único. Se houver excessiva desproporção entre a gravidade da culpa e o dano, poderá o juiz reduzir, eqüitativamente, a indenização.

Há também a hipótese de redução da indenização quando a vítima tiver concorrido para a produção do dano, a saber:

Art. 945. Se a vítima tiver concorrido culposamente para o evento danoso, a sua indenização será fixada tendo-se em conta a gravidade de sua culpa em confronto com a do autor do dano.

0
Dislike0
User badge image

Kelly Moreno

O art. 944 do Código Civil diz: A indenização mede-se pela extensão do dano. E em seu Parágrafo único : Se houver excessiva desproporção entre a gravidade da culpa e o dano, poderá o juiz reduzir, equitativamente, a indenização.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais