Buscar

Historia do Direito Brasileiro

No século XV já havia em Portugal diversas leis emanadas das culturas da Antiga Roma, dos germanos e a cultura eclesiástica. Mas faltava certa sistematização que possibilitasse a ideia de uma unidade jurídica. Precisava, assim, determinar quais seriam as fronteiras do Direito Canônico e do Direito Romano bem como definir suas relações com os princípios do Direito Natural. Ainda no século XIV, durante o reinado de D. João I (1385-1433), a Corte se queixava do problema. Depois de algum tempo, o corpo legislativo, resultado de uma compilação que se pretendia exaustiva, foi publicada em 1446, recebendo o nome de Ordenações Reais ou Portuguesas que, sucessivamente, receberam a seguinte denominação;
 
  Manuelinas, Filipinas, Afonsinas
  Afonsinas, Filipinas, Manuelinas
  Filipinas, Manuelinas, Afonsinas
  Manuelinas, Afonsinas e Filipinas
  Afonsinas, Manuelinas, Filipinas

💡 3 Respostas

User badge image

Tânia Pereira

Afoninas, Manuelinas, Filipinas

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Ordenações Afonsinas, Manuelinas e Filipinas.

Segundo Célio Costa, Ariele Mazoti, Amanda Lemes e Gilmar Montagnoli, "os três principais conjuntos de leis portuguesas até o fim da monarquia foram: as Ordenações Afonsinas, as Ordenações Manuelinas e as Ordenações Filipinas.

As Ordenações Afonsinas (1428-1481) foram a primeira grande compilação das leis esparsas em vigor. 

[...]

As Ordenações Manuelinas foram publicadas pela primeira vez em 1514 e receberam sua versão definitiva em 1521, ano da morte do rei do rei D. Manuel I. Foram obra da reunião das leis extravagantes promulgadas até então com as Ordenações Afonsinas, visando a um melhor entendimento das normas vigentes. 

[...]

As Ordenações Filipinas, promulgadas em 1603, durante o reinado de Felipe II (1598 a 1621), compuseram-se da união das Ordenações Manuelinas com outras leis extravagantes em vigência".

http://www.cih.uem.br/anais/2011/trabalhos/153.pdf

0
Dislike0
User badge image

Eduarda Gomes

Letra E
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais