Buscar

Como fazer um artigo cientifico?

💡 1 Resposta

User badge image

Karen Leite

Elementos pré-textuaissão elementos que irão identificar o seu trabalho.

- Capa contendo nome da instituição, do aluno, título do trabalho, cidade e ano em que o trabalho foi produzido.
- Resumo de 150 a 350 palavras contendo um breve relato sobre o que se trata o trabalho, objetivo geral, metodologia aplicada e principais resultados. Deve ser feito também em língua estrangeria, geralmente o inglês, mas há casos em que o resumo é feito também em espanhol.
- Palavras-chave, de três a cinco, separadas por vígula. Também devem constar no resumo em língua estrangeira. 

Elementos textuais: estruturam o corpo do artigo. Nos elementos textuais constarão a introdução, desenvolvimento e conclusão ou considerações finais. 

- Introdução é para dar início ao tema ou pesquisa que você irá apresentar. É uma espécie de apresentação do seu artigo e deve conter algumas respostas a pergunas como: Do que se trata a pesquisa? Por que tal pesquisa foi desenvolvida? Qual o seu referencial teórico utilizado na pesquisa? O que se sabe sobre o tema? Como a pesquisa foi realizada?
- Desenvolvimento corresponde a parte onde serão apresentados os resultados obtidos com a pesquisa ou levantamento teórico. Se o artigo foi de revisão, o texto deverá ser divido de acordo com subtemas abordados. Se o artigo for original, o texto deverá ser divido em referencial teórico (informações que darão sustentação a sua pesquisa), metodológia (procedimentos e métodos utilizados na pesquisa realizada) e resultados (análise dos dados apurados). 
- Conclusão quando trata-se de um artigo original e considerações finais quado se trata de um artigo de revisão. Tanto um como outro, devem trazer os aspectos mais relevantes do trabalho e responder ao objetivo principal do artigo. 

Elementos pós-textuais: apresenta itens de caráter obrigatório e outros facultativos. Devem estar no fim do trabalho. É uma espécide de complemento ao trabalho apresentado. 

- Notas são elementos facultativos, com informações curtas e complementares. Devem aparecer em sequencia de acordo com a ordem em que aparecem no texto. 
- Referências são de caráter obrigatório e devem estar em ordem alfabética de acordo com as normas da ABNT. São todos as obras ou documentos que você utitlizou para a realização do seu artigo.
- Glossário também de uso facultativo, é utilizado para dar sigiificado a nomes técnicos.
- Apêndice são informações complementares elaboradas pelo autor. Podem ser tabelas, textos explicativos entre outros. Sua utilização é facultativa.
- Anexo são informações complementares não elaboradas pelo autor como por exemplo respostas de um questionário. Sua utilização é facultativa.
- Agradecimento também de uso facultativo, serve para agradecer aqueles que de alguma forma, contribuíram para a execução do artigo. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais