Buscar

A força das águas tem viabilizado a construção de usinas hidrelétricas de grande porte no Brasil, sendo Itaipu um exemplo. Com base nos conhecimentos

A força das águas tem viabilizado a construção de usinas hidrelétricas de grande porte no Brasil, sendo Itaipu um exemplo. Com base nos conhecimentos sobre desenvolvimento e a questão socioambiental, considere as afirmativas a seguir. I. A retirada das populações das áreas atingidas por construção de hidrelétricas tem produzido impactos sociais, como o desenraizamento cultural. II. Itaipu é um exemplo da prioridade dada à preservação dos habitat naturais no projeto nacional-desenvolvimentista defendido pelos militares pós- 64. III. As incertezas sobre os impactos ambientais com a construção de usinas hidrelétricas trouxeram, por desdobramento, a formação de movimentos dos atingidos pelas barragens. IV. A construção de hidrelétricas liga-se, também, à preocupação com a crise energética mundial prevista para as próximas décadas. Assinale a alternativa correta.

💡 3 Respostas

User badge image

Moisés Braga

A alternativa mais coerente é a quarta, e é exatamente o nosso atual momento, mas devemos estar atento pois a nossa maior fonte de energia são as usinas hidrelétricas, mas e sem a água o que iremos fazer, no momento vivemos a propria volta dos estragos que podem ser gerados pela construção de novas hidreletricas, ou seja, o homem interferindo no processo, veja apenas uma saída que é o aproveitamento da energia solar.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Vamos analisar cada uma das alternativas:

I. Correta. As grandes áreas que são inundadas na construção de barragens de usinas hidroelétricas podem, muitas vezes, obrigar comunidades inteiras a serem transferidas. Isso pode levar à perda de identidade, advinda da ligação com a terra natal, e ao desenraizamento cultural.

II. Incorreta. O projeto nacional-desenvolvimentista levado a cabo durante o período militar não dava prioridade à preservação dos habitats naturais. Pelo contrário, a preservação ambiental raramente tinha peso na tomada de decisão. Itaipu, cuja construção comprometeu vários habitats naturais, não pode ser considerado um exemplo de preservação.

III. Correta. O desalojamento de muitas comunidades atingidas pelas barragens muitas vezes não é acompanhado de justa indenização àqueles que foram obrigados a abandonar suas casas. O MAB (Movimento de Atingidos por Barragens) se insere nesse contexto e busca defender os diretos das populações afetadas.

IV. Correta. A crescente preocupação com o esgotamento dos combustíveis fósseis e a volatilidade a que seus preços estão sujeitos, devido a recorrentes conflitos nos principais países produtores, faz com que seja necessário a busca por alternativas. A construção de hidroelétricas, energia renovável e relativamente limpa, se insere nesse contexto.

Logo, temos que as proposições corretas são as I, III e IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais