Buscar

Qual a diferença entre direito e justiça?

💡 2 Respostas

User badge image

pg silva

O direito tem inúmeros significados, resumindo, direito é um conjunto de  leis em geral para colocar ordem na sociedade, mostrando assim quais os direitos e quais os deveres de cada um.

A justiça é a virtude de dar a cada um aquilo que é seu (concepção de Santo Agostinho e Tomás de Aquino). A faculdade de julgar segundo o direito e melhor consciência.

Então o direito não existe sem a justiça, ou seria o contrário. Os dois termos andam juntos.
A justiça é o subjetivo e o abstrato do direito. Numa interpretação de um crime, por exemplo, o direito (lei, norma) permanece intacto, enquanto a justiça pode ser alcançada por vários ângulos.

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Desde que os seres humanos começaram a se organizar em sociedade, surgiu a necessidade de que o tratamento entre seus integrantes se desse de maneira justa, como forma de manter aquela sociedade integra, desenvolvendo-se em conjunto. O Direito, nesse sentido, é o objeto da justiça.

Segundo Anderson Gimenes, justiça é a particularidade do que é justo e correto. É um conceito abstrato, que se refere a um estado ideal de interação social para um determinado grupo de pessoas. Em uma sociedade justa há um equilíbrio razoável e imparcial entre os interesses, riquezas e oportunidades, entre as pessoas envolvidas dentro de um determinado grupo social.

O Direito, como já dito, é o objeto da justiça. Compõe-se das normas desenvolvidas com o fim de que a sociedade tenha regras justas. Justiça e Direito caminham lado a lado.

Para Hobbes o homem é igual em vida e em espírito, mas sem norma coercitiva sobre todos há o caos social, por ser o homem ambicioso. Por isso há a necessidade de os indivíduos fazerem um pacto (Direito) que criasse um poder soberano, acima de todos.

Aristóteles considera justo o que observa a lei: "justiça é uma virtude pela qual cada um tem o que lhe pertence, e isto segundo a lei, enquanto que o injusto é vício pelo qual alguém se apodera do alheio, contrariamente à lei”.

O entendimento da sociedade na busca da justiça é a finalidade do Direito. 

Importa ressaltar que nem sempre o Direito é justo, e nem sempre o que é justo é transformado em norma. Tais situações podem levar a atritos do Direito com a justiça que devem ser debatidos pela sociedade. 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais