Buscar

quais as semelhanças\diferenças nos transportes; carreador acoplado e bomba acionadas por ATP ?

transporte ativo

💡 2 Respostas

User badge image

Mariana Tôrres de Castro

transporte por carreadores: Podem mediar o transporte passivo e ativo.  Carregam moléculas específicas, ou seja atuam no encaixe no sítio de ligação e transferência através da membrana por alteração conformacional.

Carreadores acopladosacoplam o transporte contra o gradiente de um soluto através da membrana ao transporte a favor do gradiente de outro;
 
Bombas ativadas por ATP: ATPases que usam a energia da hidrólise de ATP para o transporte de íons e peq. moléculas através da membrana.

No transporte ativo, proteínas carreadoras podem agir como bombas para transportar um soluto contra o seu gradiente eletroquímico, usando energia fornecida pela hidrólise de ATP.

3
Dislike0
User badge image

Matheus Hemerly

Carreador acoplado seria um tipo de proteína de membrana que já utiliza um gradiente eletroquímico para mover íons e/ou moléculas pela membrana, sendo uma delas contra um gradiente, mas sem uso DIRETO de ATP. Ou seja, gasta energia de forma indireta pois não degrada ATP para isso. Exemplificando: A Na+ Ca++ Exchanger (NCX), ou trocador sódio potássio, no tecido muscular, que bombeia 1 cálcio para o meio extracelular (10.000 vezes mais concentrado que o intracelular) ao custo de permitir a entrada de 3 moléculas de Na (mais concentrado no meio extracelular). Assim, a energia para colocar o cálcio para fora é proveniente de uma diferença de concentração do Na.

As bombas ativadas por ATP (ATPases) utilizam o ATP (trifosfato de adenosina) de forma direta para bombear íons contra um gradiente eletroquímico. Exemplificando: a tão falada Na+ K+ ATPase, ou bomba sodio-potassio, que ao custo de ATP bombeia Na+ para o meio extracelular e o K+ para o meio intracelular na proporção de 3 Na+ para 2K+.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais