Buscar

Citar as funções do Esqueleto

.

💡 7 Respostas

User badge image

Luíz Moura de Macena

Sustentação do organismo

Proteção de estruturas vitais (coração, pulmões, cérebro)     

Base mecânica para o movimento     

Armazenamento de sais (cálcio, por exemplo)     

Hematopoiética (suprimento contínuo de células sangüíneas novas) 

8
Dislike1
User badge image

Mariana Tôrres de Castro

 Estrutura rígida de sustentação e de movimentação do corpo: ao sustentar o corpo, o esqueleto apóia todas as suas partes e provê compartimentos fechados para órgãos internos, que se acham assim protegidos.  É o caso do encéfalo na cavidade craniana, do coração na caixa torácica, da medula espinal no canal vertebral, da medula óssea nas cavidades medulares dos ossos longos e nos espaços intertrabeculares da substância esponjosa de ossos do crânio (díploe), esterno, costelas, vértebras, osso do quadril e epífises de ossos longos. Os ossos contribuem de forma fundamental para movimentar o corpo. Servem de inserção* aos músculos, que, ao se contraírem, propiciam a movimentação do esqueleto que se dobra nas articulações, sendo o osso o elemento passivo nessa movimentação.

Os ossos têm também a função química de armazenar sais de cálcio, fósforo, magnésio, sódio, potássio etc. Quase todo o cálcio do corpo está estocado nos ossos. O organismo recebe cálcio dos alimentos e o elimina na urina. Caso elimine mais do que recebe, o organismo retira cálcio dos ossos. Dessa maneira, eles são um reservatório mineral natural.

A medula óssea vermelha tem função de produzir células sangüíneas (observe que a função hemopoética não é do osso, mas sim da medula óssea vermelha).

 

1
Dislike2
User badge image

Italo Canuto Vale

Arcabouço;

Sustentação;

Proteção dos orgão vitais;

Locomoção;

Produção de células sanguíneas.

1
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais