Buscar

A Administração tem que exercer a atividade administrativa de acordo com os objetivos legais. Aqui, estão representados os princípios:

A Administração tem que exercer a atividade administrativa de acordo com os objetivos legais. Aqui, estão representados os princípios:

💡 6 Respostas

User badge image

Sérgio Marques

Legalidade, uma vez que a administração pública tem o dever de agir segundo as matérias disciplinadas lei, não podendo inovar ou acabar legislando sob materia do poder executivo, obedecendo tb o princípio da finalidade, a administração pública deve atender exclusivamente o interesse público, de modo que atenda sempre a finalidade e objeto primeiro de seus atos. 

 

1
Dislike0
User badge image

wesley machado santos

LEGALIDADE E DA FINALIDADE

1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Resposta CORRETA: A

 

Sobre o princípios da legalidade e da finalidade, Rafael Carvalho Rezende de Oliveira aduz:

“Atualmente, tem prevalecido, na doutrina clássica e na praxe jurídica brasileira, a ideia da vinculação positiva da Administração à lei. Vale dizer: a atuação do administrador depende de prévia habilitação legal para ser legítima. Na célebre lição de Hely Lopes Meirelles, apoiado em Guido Zanobini: “Enquanto na administração particular é lícito fazer tudo o que a lei não proíbe, na Administração Pública só é permitido fazer o que a lei autoriza.”

(...)

“não existe um interesse público único, estático e abstrato, mas sim finalidades públicas normativamente elencadas que não estão necessariamente em confronto com os interesses privados, razão pela qual seria mais adequado falar em “princípio da finalidade pública”, em vez do tradicional “princípio da supremacia do interesse público”, o que reforça a ideia de que a atuação estatal deve sempre estar apoiada em finalidades públicas, não egoístas, estabelecidas no ordenamento jurídico.” (Curso de Direito Administrativo. e-book. 6ª ed. pg. 81 e 89)

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais