Buscar

Na síntese de uma proteína os primeiros códigos do DNA utilizados foram: TTT CAC AAA GAA. Qual a sequencia de codon?

💡 7 Respostas

User badge image

Bíìa Brs

AAA GTG TTT CTT

4
Dislike2
User badge image

Fofa Santos

AAA GUG UUU CUU
2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A sequência de codon é UUC UUU GUG AAA.


O RNA transportador (RNAt) é uma molécula sintetizada a partir do processo de transcrição do DNA em segmentos localizados em regiões específicas dos cromossomos. Está envolvido com a síntese de proteínas no mecanismo da tradução gênica.

Esta molécula é responsável por conduzir os aminoácidos para a formação das cadeias polipeptídicas constituintes das proteínas. Sua atuação na tradução gênica pode ser entendida por partes:

  • O RNAm (RNA mensageiro), trazendo a codificação do DNA para a síntese das proteínas, associa-se à subunidade menor do ribossomo. Este ribossomo percorrerá as extremidades do RNAm, catalisando a união dos aminoácidos.
  • Cada RNAt, transportando um aminoácido específico, liga-se aos códons do RNAm através de seus anticódons. O RNAt que inicia a síntese de proteínas é o que transporta a metionina. Seu anticódon tem a sequência UAC, portanto, liga-se à sequência AUG do códon do RNAm. Desta mesma maneira, os demais RNAt vão encaixando seus aminoácidos, que, pela ação do ribossomo, vão sendo unidos por ligações peptídicas.
  • A medida que o ribossomo vai “deslizando” sobre a molécula de RNAm, os aminoácidos trazidos pelo RNAt vão se ligando em cada antecessor e sendo carregados pelo ribossomo até sua chegada em um códon de parada.

Ao final deste processo, os aminoácidos trazidos pelo RNAt terão formado, então, a cadeia polipeptídica. Os RNAm, ribossomo e RNAt participantes do processo se separam e a proteína formada é liberada.

fonte:https://www.infoescola.com/genetica/rna-transportador/

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais