Buscar

FAÇA A RELAÇÃO ENTRE SÍNDROME DE ESTOCOLMO E DIREITO PENAL.

Como a Síndrome de Estocolmo interfere no Direito Penal?

💡 2 Respostas

User badge image

Juliana Bordim

Os efeitos da Síndrome na vítima ocasionam interesse ao Direito. Isto porque a ambivalência do comportamento desta dificulta a elucidação do processo e, até mesmo, a punibilidade do agente.

             A Vitimologia, ramo da Criminologia, está estreitamente preocupada em analisar os impactos causados na vítima, na família e na sociedade a partir do delito, bem como a relação delinquente-ofendido nessa situação.

            Para identificar esse comportamento ambíguo que dificulta a resolução do conflito, utiliza-se técnicas diferenciadas na elaboração dos quesitos formulados para o depoimento dessas vítimas.

            Ocorre que, como se trata de uma doença psicológica, é necessário certo cuidado, pois a vítima, muitas vezes, desenvolve um sentimento de empatia em relação ao agressor e, por conseguinte, passa a rejeitar qualquer tipo de ajuda ou de interferência, considerando tais atitudes como intervenções desnecessárias e até mesmo, invasivas.

            Do mesmo modo com que o Direito se atenta ao instituto da Vitimologia, atenta-se também ao cálculo da pena imputada ao réu do crime, que, conforme disposto no art. 59 do Código Penal Brasileiro, atenderá às seguintes circunstâncias:

Art. 59. O juiz, atendendo à culpabilidade, aos antecedentes, à conduta social, à personalidade do agente, aos motivos, às circunstâncias e consequências do crime, bem como ao comportamento da vítima, estabelecerá, conforme seja necessário e suficiente para reprovação e prevenção do crime:

I – as penas aplicáveis dentre as cominadas;

II – a quantidade de pena aplicável, dentro dos limites previstos; (...)

            Outro ponto interessante ao Direito trata-se das causas excludentes da punibilidade do agente expressas no art. 107 do Código Penal. Seguem abaixo as causas que interessam especificamente à Síndrome, quais sejam:

Art. 107. Extingue-se a punibilidade:

(...)

IV – pela prescrição, decadência ou perempção;

V - pela renúncia do direito de queixa ou pelo perdão aceito, nos crimes de ação privada;

(...)

            A decadência, como excludente de punibilidade, e a Síndrome de Estocolmo passam a ter um ponto de intersecção quando se analisa a possibilidade da vítima se mostrar inerte ante ao lapso temporal de seis meses que dispõe para oferecer a queixa no caso de uma ação penal privada. Isto ocorre porque o ofendido, ainda muito ligado ao agressor, não admite que qualquer punição seja a este imputada.

            A renúncia ao direito de queixa, assim como na decadência, ocorre pelo fato do agredido não intencionar a punição de seu ofensor. Consoante ao previsto no entendimento doutrinário, a vítima externa sua vontade de renunciar de forma expressa ou tácita.

            Contemplado, também, pelo inciso V do artigo transcrito, o perdão do ofendido difere-se da renúncia. O perdão acontece após o início da ação penal e depende da anuência daquele contra quem o processo foi instaurado.

            A Síndrome também está relacionada aos casos de violência doméstica. Sendo assim, as vítimas de violência doméstica também são isoladas e impedidas de receberem ajuda passando a se adaptarem a situação como uma forma inconsciente de superar a agressão.

            Diante de todo o exposto acerca da relação entre a psicologia e o direito em casos cujas vítimas desenvolvem síndromes como a aqui estudada, percebe-se que deve haver um estudo minucioso e conjunto dos operadores de ambas as áreas, para que a execução da lei não acabe por se transformar em um instrumento de opressão a quem se pretende proteger. Assim sendo, para que o conflito seja resolvido, a punição do ofensor não deve ser o único alvo. Deverá se primar também pela vontade da vítima, aquela que mais sabe a intensidade da lesão de seu direito.

6
Dislike0
User badge image

Letícia Cibelle

adorei a sua explicação
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais