Buscar

O que é Botox ?

💡 2 Respostas

User badge image

Bianca Tavares

 é a abreviação para toxina botulínica, que é uma substância usada para paralisar uma determinada região, e por isso, possui diversas aplicações na saúde, sendo útil para o tratamento de doenças como microcefalia, paraplegia, espasmos musculares e até mesmo para atenuar rugas faciais.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Clostridium botulinum , a bactéria da qual o Botox é derivado, é encontrada em muitos ambientes naturais, incluindo solos, lagos e florestas. A bactéria também pode ser encontrada no trato intestinal de mamíferos e peixes e nas brânquias e órgãos de caranguejos e outros crustáceos. Tais ocorrências naturais de bactérias e esporos de Clostridium botulinum são geralmente inofensivas.


Os problemas só surgem quando os esporos se transformam em células vegetativas e a população celular aumenta. A um certo ponto, as bactérias começam a produzir toxina botulínica, a neurotoxina mortal responsável pelo botulismo. As neurotoxinas atacam o sistema nervoso, interrompendo os processos de sinalização que permitem que os neurônios se comuniquem efetivamente.


A toxina botulínica é uma das substâncias mais venenosas conhecidas pelo homem. Os cientistas estimaram que um único grama poderia matar até 1 milhão de pessoas e um par de quilos poderia matar todos os humanos na Terra. Em altas concentrações, a toxina botulínica pode resultar em botulismo, uma doença grave que ameaça a vida. O botulismo, não tratado, pode resultar em insuficiência respiratória e morte . Apesar da toxina botulínica ser tão tóxica, o Botox está em grande demanda.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados