Buscar

Qual a diferença de " devedor " para " credor " ? Nem sempre devedor é ruim e credor é bom ? ME AJUDEM, POR FAVOR !

💡 1 Resposta

User badge image

Francisco Moreira Matias

Segundo a escola italiana de contabilidade e a escola alemã de contabilidade, o débito representa algo que se tem ou se adquire, enquanto que o crédito é a fonte do débito. Ou seja: em uma transação onde uma dada quantia é transferida de um sujeito A para um sujeito B, diz-se que o sujeito A tem um crédito para com o sujeito B e este (o sujeito B), por sua vez, tem um débito para com o sujeito A. "Débito" vem da raiz latinadebere, "dever", enquanto que "crédito" vem da raiz credere, "crer".

Portanto, no exemplo citado, A "crê" que reaverá a quantia transferida para B, e B "deve" essa quantia para A. Nos livros contábeis, os débitos se inscrevem no lado esquerdo das contas, e os créditos, no lado direito. Pelo método das partidas dobradas, a cada operação, correspondem um ou mais débitos e um ou mais créditos, sendo que a soma dos créditos será igual à soma dos débitos correspondentes. Se uma conta possuir mais débitos que créditos, terá saldo devedor, e se possuir mais créditos que débitos, terá saldo credor.

O fato de se identificarem as origens (credores) e destinos (devedores) dos recursos faz com que os conceitos de débito e crédito sejam difíceis de se compreender à primeira vista, já que eles são erroneamente associados a diminuições e aumentos de capital, respectivamente. Ou seja: crê-se, erroneamente, que débito é sempre ruim e que crédito é sempre bom.

Visando a evitar essa confusão, a escola estadunidense de contabilidade simplificou a definição de débito e crédito: segundo essa escola, débito é, simplesmente, o lado esquerdo de uma conta, enquanto que crédito é o lado direito de uma conta.

Confusão comum vem quando pensamos em crédito ou débito bancário em contas-correntes bancárias, onde o crédito aumenta o valor da conta e o débito o diminui. Isso advém do fato de a conta-corrente ser um passivo da instituição bancária com seu correntista: desta forma, a contabilização se dá seguindo as regras das contas do passivo contábil. Assim, quando deposita-se dinheiro em uma conta-corrente, o banco marca um débito (o dinheiro que entrou) em seu ativo, e um crédito em seu passivo (a dívida que o banco adquiriu). Quando o correntista solicita o saldo da conta, está visualizando, na verdade, uma das contas de passivo do banco. Esta confusão é idêntica à que se verifica quando duas empresas realizam entre si operações de compra e venda. Se a empresa A vende a prazo à empresa B, esta dívida figura como débito (ativo, dívida a receber) na empresa A-vendedora, mas surge como crédito (passivo, dívida a pagar) na empresa B-compradora.

Fonte: Wikipédia.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Um credor é uma entidade ou pessoa que empresta dinheiro ou estende crédito a outra parte. Um devedor é uma entidade ou pessoa que deve dinheiro a outra parte. Assim, há um credor e um devedor em cada acordo de empréstimo. A relação entre um devedor e um credor é crucial para a extensão do crédito entre as partes e a transferência relacionada de ativos e a liquidação de passivos . As ações do credor são um pouco diferentes quando ele está emprestando dinheiro, versus quando ele está estendendo crédito. As diferenças são:

O credor freqüentemente exige garantia e / ou garantia pessoal, bem como cláusulas de empréstimo , do devedor. Isto porque o montante dos fundos emprestados pode ser bastante elevado, pelo que o credor está em risco considerável de perda ao longo de um período de tempo potencialmente longo. Uma entidade que empresta dinheiro é provável que esteja no negócio apenas para esse fim.

O credor está estendendo uma quantidade relativamente pequena de crédito a um devedor por um curto período de tempo e, portanto, está mais preocupado com o tamanho da linha de crédito concedida e com as condições de pagamento do que com a necessidade de garantias reais ou pessoais. Os convênios são desconhecidos ao conceder crédito comercial . Uma entidade que estende o crédito está no negócio de vender bens ou serviços, e apenas se envolve na extensão do crédito como uma função auxiliar. Pode ser necessário conceder crédito simplesmente para ser competitivo no mercado.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais