Buscar

O que é Lâmina Própria? Qual sua função no tecido epitelial?

💡 3 Respostas

User badge image

Caroline Araujo

A mucosa é um tipo de tecido epitelial de revestimento das cavidades do corpo que têm contato com o meio externo.Esse tecido de revestimento estará associado a lâmina própria ou tecido conjuntivo, essa associaçao é importante porque no tecido epitelial não ocorre a circulaçao de sangue, então o tecido conjuntivo(lâmina própria) que possui vasos sanguíneos, irá fornecer toda a nutrição que esse tecido epitelial necessita. De qual forma? entre o tecido epitelial e a lâmina própria, existe a lâmina basal que é permeável, permitindo a passagem de nutrientes do tecido conjuntivo para o epitelial.http://slideplayer.com.br/slide/1744061/

4
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O tecido epitelial encontra-se sempre apoiado sobre uma lâmina de tecido conjuntivo. Em órgãos ocos, principalmente dos sistemas respiratório, digestório e urogenital, esta camada recebe o nome de lâmina própria. Entre esses tecidos, existe uma membrana molecular denominada membrana basal, que é especializada em fornecer nutrientes, oxigênio e promover a difusão de catabólitos.


Dessa maneira, os nutrientes que estão no líquido extracelular da lâmina de tecido conjuntivo subjacente, chegam até as células do tecido epitelial passando por difusão pela membrana basal.


Por ser o tecido que reveste as superfícies corpóreas (externa e interna), os epitélios de revestimento estão continuadamente sujeito a estímulos que devem ser captados e transmitidos aos centros de processamento. Assim, o tecido epitelial de revestimento é rico em terminações nervosas sensoriais, provenientes dos plexos nervosos da lâmina própria. Os epitélios glandulares por sua vez, são ricos em terminações nervosas motoras, pois estas controlam diretamente a atividade secretora.

2
Dislike1
User badge image

Rei Gelado

Praticamente todos os epitélios estão apoiados sobre tecido conjuntivo. No caso dos epitélios que revestem as cavidades de órgãos ocos (principalmente no aparelho digestivo, respiratório e urinário), esta camada de tecido conjuntivo recebe o nome de lâmina própria. A porção da célula epitelial voltada para o tecido conjuntivo é denominada porção basal ou polo basal, enquanto a extremidade oposta, geralmente voltada para uma cavidade ou espaço, é denominada porção apical ou polo apical; a superficie desta última região é chamada superfície livre. As superfícies de células epiteliais que confrontam células adjacentes são denominadas superfícies laterais. Essas superficies normalmente se continuam com a superfície que forma a base das células, sendo então denominadas superfícies basolaterais. 

Junqueira e Carneiro

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais