Buscar

Uma característica que pode assumir diferentes valores de indivíduo para indivíduo é denominada variável. As variáveis podem ser classificadas por:

💡 2 Respostas

User badge image

Dany A

qualitativas e quantitativas

3
Dislike0
User badge image

Joao Batista Jr.

podem ser classificadas em qualitativas ou quantitativas

As variáveis qualitativas não podem ser expressas numericamente, pois relacionam situações como a cor da pele, cor dos olhos, marca de refrigerante, marca de automóvel, preferência musical entre outras. Elas podem ser divididas em ordinais e nominais. As variáveis qualitativas ordinais, apesar de não serem numéricas, obedecem a uma relação de ordem, por exemplo: conceitos como ótimo, bom, regular e ruim, classe social, grau de instrução, etc. Já as variáveis qualitativas nominais não estão relacionadas à ordem, elas são identificadas apenas por nomes, por exemplo, as cores: vermelho, amarelo, preto, azul, rosa, verde, etc. Também como exemplo de nominais temos as marcas de carros, nome de bebidas, local de nascimento entre outros.

No caso das variáveis quantitativas usamos a representação numérica. Elas podem ser classificadas em discretas e contínuas. As variáveis quantitativas discretas acontecem relacionadas a situações limitadas, por exemplo: número de revistas vendidas, quantidade de consultas médicas, número de filhos de um casal. No caso das variáveis quantitativas contínuas, a abrangência pertence a um intervalo que se caracteriza por infinitos valores, como exemplo podemos citar: o peso de um produto, altura dos alunos de uma escola, velocidade de objetos, entre outras situações.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Variáveis ​​qualitativas são categorias que resultam em valores descritivos ou rótulos. Essencialmente, essas variáveis ​​descrevem o que elas devem medir. Se uma bola é vermelha, a qualidade ou medição descritiva é vermelha, o que significa que a cor é uma variável qualitativa porque rotula um atributo da bola. Shelly usa várias variáveis ​​qualitativas em seu gráfico, mas cada uma cai em uma classificação qualitativa diferente. Primeiro, vamos identificar as variáveis ​​qualitativas.

Posição, Educação e Faixa de Posse são todas variáveis ​​qualitativas. Cada variável irá descrever algo sobre as informações listadas abaixo. A variável Posição descreve a oferta de trabalho pelo nome e não segue determinada ordem ou sequência. Por esse motivo, é uma variável nominal. As variáveis ​​nominais são variáveis qualitativas que se referem apenas às informações por nome e não precisam ser listadas em qualquer ordem. Isso significa que as ofertas de emprego podem ser listadas em qualquer ordem sem alterar os resultados.

Variáveis que são medidas em uma escala numérica ou quantitativa. As escalas ordinais , de intervalo e razão são quantitativas. A população de um país, o tamanho do sapato de uma pessoa ou a velocidade de um carro são todas variáveis ​​quantitativas. Variáveis ​​que não são quantitativas são conhecidas como variáveis ​​qualitativas .

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais