Buscar

coleta, armazenamento, processamento e confecção de laminas histologicas?

💡 2 Respostas

User badge image

Mateus Alves

Usa rugol

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A etapa inicial do processo de preparação de uma lâmina histológica consiste na coleta da amostra de tecido a ser analisado, e isto pode ser feito de diferentes maneiras:

- Biópsia cirúrgica, em que a obtenção da amostra de tecido ou órgão se dá através de uma incisão cirúrgica;

- Biópsia endoscópica, usada para órgãos ocos (estômago, intestino, etc.) através de endoscopia;

- Biópsia por agulha, na qual a amostra tecidual (cilindro) é obtida pela punção do órgão (fígado, pulmão), sem que seja necessário abrir a cavidade natural;

- Cirurgias amplas, realizadas quando a amostra corresponde a peças grandes (ex. tumores) ou órgãos (ex. mama, útero)

- Necropsia, que se trata do procedimento utilizado para estudo anatômico de órgãos ou tecidos, no animal morto.


Após a coleta da amostra biológica (biópsia, necrópsia ou peças cirúrgicas), deve-se primeiramente fixá-la com o objetivo de manter a estrutura e a composição mais próxima a do tecido in vivo e impedir a ação de bactérias e enzimas proteolíticas (autólise) que provocariam a degradação tecidual. A fixação pode ser realizada por métodos físicos (aquecimento, resfriamento) ou por métodos químicos (formol, líquido de Bouin).


Os fixadores atuam estabelecendo ligações transversais entre as proteínas intra e intercelulares. Quando a amostra é espessa, realiza-se, a sua clivagem para permitir a melhor penetração do fixador. Outra peculiaridade está em amostras de tecido mineralizados, que precisam ser descalcificados para permitir a sua fixação.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais