Buscar

Os critérios definidos para a aplicação da lei tributária em nosso ordenamento jurídico são regidos :

💡 1 Resposta

User badge image

Thiago Vida Camila

Art. 96. A expressão "legislação tributária" compreende as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes.

O artigo 96 (CTN), traz as fontes do Direito Tributário, estando inclusas as leis, tratados, legislação tributária, conforme exposto. Com relação à “legislação tributária”, a mesma faz parte do conjunto das regras que tratam dos tributos e das relações jurídicas. Portanto, verifica-se que a legislação tributária abrange não só a lei tributária, mas também os tratados e convenções internacionais, os decretos e as normas complementares, as disposições constitucionais, os convênios interestaduais e outros atos jurídicos inerentes aos tributos e suas relações jurídicas.

Art. 97. Somente a lei pode estabelecer:

I - a instituição de tributos, ou a sua extinção;

II - a majoração de tributos, ou sua redução, ressalvado o disposto nos artigos 21, 26, 39, 57 e 65;

III - a definição do fato gerador da obrigação tributária principal, ressalvado o disposto no inciso I do § 3º do artigo 52, e do seu sujeito passivo;

IV - a fixação de alíquota do tributo e da sua base de cálculo, ressalvado o disposto nos artigos 21, 26, 39, 57 e 65;

V - a cominação de penalidades para as ações ou omissões contrárias a seus dispositivos, ou para outras infrações nela definidas;

VI - as hipóteses de exclusão, suspensão e extinção de créditos tributários, ou de dispensa ou redução de penalidades.

§ 1º Equipara-se à majoração do tributo a modificação da sua base de cálculo, que importe em torná-lo mais oneroso.

§ 2º Não constitui majoração de tributo, para os fins do disposto no inciso II deste artigo, a atualização do valor monetário da respectiva base de cálculo.

O artigo 97 (CTN), traz a base do direito tributário, versando sob um dos pilares mais importantes, o princípio da legalidade, isto é, o tributo só pode ser criado e majorado por lei. A constituição prevê a aplicação do princípio da legalidade somente nos casos de criação ou majoração do tributo, entretanto, o CTN, no presente artigo, deixa claro que o tributo só pode ser criado, majorado, reduzido, extinto, ter sua base de calculou alíquota alteradas, somente pela lei.

Um exemplo disto, é que a criação de tributo por medida provisória é constitucional, pois a mesma tem força de lei. Assim sendo, a medida provisória não pode ultrapassar certos limites, como a reserva de lei complementar, que são quatro:

A 1ª reserva são as normas gerais de direito tributário, na forma do art. 146CRFB, sendo que no direito tributário, as regras gerais estão previstas no CTN que nasceu como lei ordinária e foi recepcionado com status de lei complementar. A 2ª reserva de lei complementar se aplica aos empréstimos compulsórios, na forma do art. 148CRFB, já a terceira, se aplica ao imposto sobre grandes fortunas, na forma do art. 153VII, CF e a quarta se aplica à competência residual, prevista no art. 154ICRFB c/c 195, par.4º, também da CRFB.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais