Buscar

maquinas de fluxo

As bombas hidráulicas podem ser associadas em série ou em paralelo, de acordo com as demandas de operação do sistema. Ambas as associações são formas de controle do sistema de bombeamento que se adaptam as mais variadas instalações, nas mais variadas vazões e alturas de elevação.

Sendo assim, explique quais são as principais características de cada associação e suas aplicações e desenhe o diagrama carga x vazão para cada instalação. 

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Uma bomba hidráulica é um dispositivo mecânico que converte energia mecânica em energia hidráulica. Gera fluxo com potência suficiente para superar a pressão induzida pela carga.

Quando uma bomba hidráulica opera, ela executa duas funções. Primeiro, sua ação mecânica cria um vácuo na entrada da bomba, o que permite que a pressão atmosférica force o líquido do reservatório para a linha de entrada para a bomba. Em segundo lugar, sua ação mecânica fornece esse líquido para a saída da bomba e o força para o sistema hidráulico.

Uma bomba produz movimento ou fluxo de líquido: não gera pressão . Produz o fluxo necessário para o desenvolvimento de pressão, que é uma função da resistência ao fluxo de fluido no sistema. Por exemplo, a pressão do fluido na saída da bomba é zero para uma bomba não conectada a um sistema (carga). Além disso, para uma bomba que entra em um sistema, a pressão subirá apenas até o nível necessário para superar a resistência da carga.

Todas as bombas podem ser classificadas como deslocamento positivo ou deslocamento não positivo. A maioria das bombas usadas nos sistemas hidráulicos é de deslocamento positivo. Uma bomba de deslocamento não positivo produz um fluxo contínuo. No entanto, por não fornecer uma vedação interna positiva contra o escorregamento, sua produção varia consideravelmente conforme a pressão varia. Bombas centrífugas e de hélice são exemplos de bombas de deslocamento não positivo.

Se a porta de saída de uma bomba de deslocamento não positivo fosse bloqueada, a pressão aumentaria e a saída diminuiria para zero. Embora o elemento de bombeamento continuasse se movendo, o fluxo pararia por causa do deslizamento dentro da bomba. Em uma bomba de deslocamento positivo , o deslizamento é insignificante comparado ao fluxo volumétrico de saída da bomba.

Se a porta de saída fosse conectada, a pressão aumentaria instantaneamente até o ponto em que o elemento de bombeamento da bomba falharia, ou o motor principal da bomba parasse.

Uma bomba de deslocamento positivo é aquela que desloca (fornece) a mesma quantidade de líquido para cada ciclo de rotação do elemento de bombeamento. A entrega constante durante cada ciclo é possível devido ao ajuste de tolerância estreita entre o elemento de bombeamento e a caixa da bomba. Ou seja, a quantidade de líquido que passa pelo elemento de bombeamento em uma bomba de deslocamento positivo é mínima e desprezível em comparação com a entrega máxima possível teórica. A entrega por ciclo permanece quase constante, independentemente das mudanças na pressão contra as quais a bomba está funcionando. Observe que, se o deslizamento de fluido for substancial, a bomba não está funcionando corretamente e deve ser reparada ou substituída.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais