Caroline Galgowski
há 8 anos
Essa molécula é chamada de unidade isoprênica (2-metil-buta-1,3-dieno), porque quando se unem várias moléculas iguais a essa (C5H8)n, originam-se substâncias de cadeias abertas ou fechadas, que formam uma classe de compostos denominada terpenos.
Essa é uma unidade de isopreno:

Exemplos de isopreno: Limoneno (terpeno presente na casca da laranja e do limão), látex ou borracha natural (encontrada nas seringueiras) e o betacaroteno (cenouras).
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
RD Resoluções
há 7 anos
Isoprenoides em organismos vivos variam em função de pigmentos e fragrâncias para vitaminas e precursores de hormônios sexuais . Uma das substâncias naturais mais conhecidas, a borracha , é um poliisopreno. Outros isoprenoides de valor comercial são aqueles usados como aromas, solventes e matérias-primas para produtos químicos. A unidade de cinco carbonos que constitui o bloco de construção básico dos isoprenoides é um hidrocarboneto chamadoisopreno .
O isopreno (2-metil-1,3-butadieno) é um hidrocarboneto insaturado de cadeia ramificada, com significado insaturado, contém uma ou mais ligações duplas entre os átomos de carbono. O isopreno tem, de fato, duas ligações duplas carbono-carbono. Os isoprenoides contêm de dois a muitos milhares de unidades de isopreno. O esqueleto de carbono de um isoprenóide pode ter um ou mais grupos químicos funcionais, tais como hidroxilo e carbonilo , ligados a ele. Estes contribuem para a diversidade de isoprenoides.
As menores moléculas de terpeno - aquelas contendo 10 átomos de carbono - são chamadas de monoterpenos. As moléculas maiores, aumentadas por uma unidade de isopreno de cada vez, são chamadas sesquiterpenos, diterpenos, triterpenos e tetraterpenos, respectivamente.