Buscar

O que é uma unidade isoprênica?

💡 2 Respostas

User badge image

Caroline Galgowski

Essa molécula é chamada de unidade isoprênica (2-metil-buta-1,3-dieno), porque quando se unem várias moléculas iguais a essa (C5H8)n, originam-se substâncias de cadeias abertas ou fechadas, que formam uma classe de compostos denominada terpenos.

Essa é uma unidade de isopreno:

Exemplos de isopreno: Limoneno (terpeno presente na casca da laranja e do limão), látex ou borracha natural (encontrada nas seringueiras) e o betacaroteno (cenouras).

 

...

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Isoprenoides em organismos vivos variam em função de pigmentos e fragrâncias para vitaminas e precursores de hormônios sexuais . Uma das substâncias naturais mais conhecidas, a borracha , é um poliisopreno. Outros isoprenoides de valor comercial são aqueles usados ​​como aromas, solventes e matérias-primas para produtos químicos. A unidade de cinco carbonos que constitui o bloco de construção básico dos isoprenoides é um hidrocarboneto chamadoisopreno .


O isopreno (2-metil-1,3-butadieno) é um hidrocarboneto insaturado de cadeia ramificada, com significado insaturado, contém uma ou mais ligações duplas entre os átomos de carbono. O isopreno tem, de fato, duas ligações duplas carbono-carbono. Os isoprenoides contêm de dois a muitos milhares de unidades de isopreno. O esqueleto de carbono de um isoprenóide pode ter um ou mais grupos químicos funcionais, tais como hidroxilo e carbonilo , ligados a ele. Estes contribuem para a diversidade de isoprenoides.


As menores moléculas de terpeno - aquelas contendo 10 átomos de carbono - são chamadas de monoterpenos. As moléculas maiores, aumentadas por uma unidade de isopreno de cada vez, são chamadas sesquiterpenos, diterpenos, triterpenos e tetraterpenos, respectivamente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais