Buscar

Ao comparar o diâmetro de um fio adquirido em relação ao valor informado na Tabela do fabricante, o engenheiro encontrou como resultado?

O engenheiro percebeu que o diâmetro do fio esmaltado AWG que utilizava na fabricação dos transformadores de sua empresa estavam apresentando constantemente variações de especificação. Considerando que o fabricante fornece a Tabela de fios magnéticos esmaltados AWG 46 cilíndricos com a seguinte dimensão 3,8 x 10−5 metros de diâmetro. O fio magnético esmaltado recebido pela empresa apresentava a seguinte medida, 2,5 x 10−4 metros de diâmetro. Ao comparar o diâmetro de um fio adquirido em relação ao valor informado na Tabela do fabricante, o engenheiro encontrou como resultado?

💡 2 Respostas

User badge image

Paulo Henrique

sim

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Uma grande quantidade de componentes eletrônicos como bobinas, motores, solenóides, relés, e choques de RF são "fabricados" com fios esmaltados das mais diversas espessuras. O montador, frequentemente, se vê diante de grandes dificuldades para calcular a quantidade de fio esmaltado necessária a uma aplicação, assim como para determinar a espessura de um fio que seja aproveitado de um componente fora de uso. Como fazer tudo isso é o que veremos neste artigo.

Os fios esmaltados, também chamados de magnéticos, são condutores de cobre recobertos por uma fina capa de esmalte isolante. Estes fios, ao contrário do que muitos pensam, são completamente isolados de modo que ao enrolarmos uma bobina, mesmo que as espiras fiquem umas sobre as outras, entre elas não existe nenhum contato elétrico.

Conforme a aplicação, devemos utilizar fios de espessuras diferentes. Deste modo, existem disponíveis fios de uma certa quantidade de espessuras que são identificados por códigos ou números.

A identificação mais conhecida é feita pelo código AWG (Americam Wire Gauge) que parte do fio mais grosso com o número 0000 e vai até o mais fino com o número 44. (Existem aplicações especiais que podem até usar fios mais finos que o 44 mas neste caso seu manuseio deve ser feito exclusivamente por máquinas dada a sua delicadeza, já que o fio 44 já é mais fino que um fio de cabelo!)

No projeto de dispositivos que usam estes fios precisamos conhecer tanto suas características elétricas como também suas características mecânicas tais como o peso por metro (ou quilômetro), a espessura, o diâmetro, etc.

Damos então uma tabela de fios a partir da qual explicaremos o significado de cada especificação com "dicas" que ajudem o leitor a trabalhar melhor com eles.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais