Buscar

Correlacione: DNA, proteína, membrana, RNA, ribossomo, células procariotas e eucariotas

💡 4 Respostas

User badge image

Thayná Cavalcante

É da associação dos diferentes nucleotídeos que se formam as macromoléculas dos dois tipos de ácidos nucléicos: o ácido ribonucléico (RNA) e o ácido desoxirribonucléico (DNA).

Eles foram assim chamados em função dos açúcar presente em suas moléculas: O RNA contém o açúcar ribose e o DNA contém o açúcar desoxirribose. 

A membrana plasmática, membrana celular ou plasmalema é um envoltório fino, poroso e microscópico que reveste as células dos seres procariontes e eucariontes. 

É uma estrutura semipermeável, responsável pelo transporte e seleção de substâncias que entram e saem da célula.

Ribossomos: são formados a partir do RNA ribossômico, realizam a síntese de proteínas. Encontramos ribossomos ligados (aderidos a paredes do retículo endoplasmático rugoso) e ribossomos livres. Nos ribossomos livres ocorre a produção das proteínas que atuam no citosol. 

As células procariontes se distinguem das eucariontes por sua estrutura.

Enquanto as células eucariontes têm estruturas complexas, formadas por membranas internas, citoesqueleto e um núcleo, as células procariontes não contém núcleo e outras organelas ligadas à membrana.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Usaremos conhecimento celular para responder essa questão.


Os ribossomos são organelas encontradas em todos os tipos celulares. Trata-se de pequenas partículas, sem membrana, compostas de RNA ribossômico e proteínas. Os ribossomos possuem cerca de 20 a 30 nm de diâmetro, sendo maiores e mais complexos em células eucarióticas do que em procarióticas. Característica mais marcante das células procariontes é a ausência de núcleo celular. Desse modo, o material genético (DNA), fica agrupado em uma região específica do citoplasma chamada região nucleoide ou apenas nucleoide. O termo nucleoide significa semelhante ao núcleo, já que o DNA dessa região não está envolto por membrana nuclear composta por proteinas e por isso não trata-se de um núcleo verdadeiro.

Fontes:

https://biologianet.uol.com.br/biologia-celular/ribossomos.htm

https://pt.wikibooks.org/wiki/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_Biologia/C%C3%A9lula/C%C3%A9lula_Procarionte_e_C%C3%A9lula_Eucarionte

Acesso em 11 set. 2018.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Usaremos conhecimento celular para responder essa questão.


Os ribossomos são organelas encontradas em todos os tipos celulares. Trata-se de pequenas partículas, sem membrana, compostas de RNA ribossômico e proteínas. Os ribossomos possuem cerca de 20 a 30 nm de diâmetro, sendo maiores e mais complexos em células eucarióticas do que em procarióticas. Característica mais marcante das células procariontes é a ausência de núcleo celular. Desse modo, o material genético (DNA), fica agrupado em uma região específica do citoplasma chamada região nucleoide ou apenas nucleoide. O termo nucleoide significa semelhante ao núcleo, já que o DNA dessa região não está envolto por membrana nuclear composta por proteinas e por isso não trata-se de um núcleo verdadeiro.

Fontes:

https://biologianet.uol.com.br/biologia-celular/ribossomos.htm

https://pt.wikibooks.org/wiki/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_Biologia/C%C3%A9lula/C%C3%A9lula_Procarionte_e_C%C3%A9lula_Eucarionte

Acesso em 11 set. 2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais