Buscar

Justifique:

5. Por meio de uma promessa de compra e venda, celebrada por instrumento particular registrada no cartório de Registro de Imóveis e na qual não se pactuou arrependimento, Juvenal foi residir no imóvel objeto do contrato e, quando quitou o pagamento, deparou- se com a recusa do promitente-vendedor em outorgar-lhe a escritura definitiva do imóvel. 
Diante do impasse, Juvenal poderá 
(A)requerer ao juiz a adjudicação do imóvel, a despeito de a promessa de compra evenda ter sido celebrada por instrumento particular. 
(b) usucapir o imóvel, já que nãofaria jusá adjudicação compulsória na hipótese. Errada: justifique:
(C) desistir do negócio e pedir o dinheiro de volta.Errada: justifique:
(D) exigir a substituição do imóvel prometido à venda por outro, muito embora inexistisse previsão expressa a esse respeito no contrato preliminar.Errada: justifique:

Estamos diante da figura do contrato preliminar que, por força do art. 463 do CC pode gerar o direito real de adjudicação do bem, como também foi dito em sala de aula. Assim, cumprida a sua obrigação ue no caso seria pagar as parcelas, é cabível requerer ao juiz a adjudicação do imóvel fazendo com que a letra A seja a correta

 

💡 2 Respostas

User badge image

Reginaldo Mauricio . 66 99618-5015

Resposta certa (A)requerer ao juiz a adjudicação do imóvel, a despeito de a promessa de compra evenda ter sido celebrada por instrumento particular. 

2
Dislike0
User badge image

Paduan Seta Advocacia

Sim, a letra A é a correta. A justificativa está em dois artigos do Código Civil, que dão, apesar de ser uma promessa de compra e venda, o direito à Juvenal de requerer ao juiz a adjudicação do imóvel:

Art. 1.417. Mediante promessa de compra e venda, em que se não pactuou arrependimento, celebrada por instrumento público ou particular, e registrada no Cartório de Registro de Imóveis, adquire o promitente comprador direito real à aquisição do imóvel.

Art. 1.418. O promitente comprador, titular de direito real, pode exigir do promitente vendedor, ou de terceiros, a quem os direitos deste forem cedidos, a outorga da escritura definitiva de compra e venda, conforme o disposto no instrumento preliminar; e, se houver recusa, requerer ao juiz a adjudicação do imóvel.

Veja que é de suma importância o registro da promessa de compra e venda no Cartório de Registro de Imóveis.

Como houve a recusa, o artigo 1.418 permite que Juvenal requeira ao juiz a adjudicação do imóvel.

Quanto às demais opções:

(b) usucapir o imóvel, já que nãofaria jusá adjudicação compulsória na hipótese.

Incorreta. Como visto, fará jus sim à adjudicação compulsória.


(C) desistir do negócio e pedir o dinheiro de volta.

Incorreta. Como não se pactuou o arrependimento da promessa de compra e venda, não há como desistir do negócio e pedir o dinheiro de volta.


(D) exigir a substituição do imóvel prometido à venda por outro, muito embora inexistisse previsão expressa a esse respeito no contrato preliminar.

Incorreta. Como não havia previsão expressa no contrato preliminar, não há a possibilidade de substituição do imóvel.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais