Buscar

O que é força eletromagnética ?

que atua sobre um condutor retilíneo

💡 4 Respostas

User badge image

Marcos Zanette

Força eletromagnética

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
 
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde junho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notíciaslivrosacadêmico) — Yahoo! — Bing.
 
 
Imagem de um espectro eletromagnético

força eletromagnética (AO 1945: força electromagnética), ou força coulombiana, resulta da ação das atrações e repulsões elétricas e magnéticas de corpos distantes entre si.

As raízes da noção de força eletromagnética[editar | editar código-fonte]

Isaac Newton foi quem estabeleceu uma concepção causal do Universo. Segundo esta todos os efeitos observados são causados por forças exercidas por objetos situados a uma determinada distância. A partir desta visão se iniciou a busca pela causa final de todas as forças através de uma analogia com a massa gravitacional.

Os estudos dos efeitos da força eletromagnética no final do século XVIII se ampliaram e houve a tentativa de explicar os mecanismos de interação entre os corpos.

Charles Augustin de Coulomb e Henry Cavendish observaram as substâncias eletricamente carregadas e os ímãs, estabelecendo, assim, as leis empíricas que regiam seu comportamento e que indicavam uma possível relação entre aquelas forças.

Relação entre magnetismo e eletricidade[editar | editar código-fonte]

A relação entre magnetismo e eletricidade finalmente foi descoberta em 1820 quando Hans Christian Øersted ao aproximar uma bússola de um fio que unia os dois polos de uma pilha elétrica, verificou que a agulha imantada em vez de apontar para o Norte, orientava-se perpendicularmente ao condutor elétrico.

Na mesma época Dominique François Arago descobriu que o ferro adquiria propriedades magnéticas nas proximidades de uma corrente elétrica e André-Marie Ampère ao envolver uma barra de ferro com um condutor enrolado em helicoidal criou o primeiro eletroímã e executou os estudos que levaram aos fundamentos da eletrodinâmica.

Seguindo a concepção de Universo formulada por Newton onde todo efeito observado na matéria obedece aos efeitos de forças exercidas por objetos situados à distância a teoria eletromagnética propôs que as atrações e repulsões magnéticas e elétricas resultavam de interações mútuas nos corpos através do espaço.

Neste contexto se deu a busca da causa final dessas forças, procurando-se similaridades entre a massa gravitacional de Newton e os mecanismos de interação eletromagnética entre os corpos.

1
Dislike0
User badge image

marcelo borges do nascimento

A força eletromagnética é também conhecida por força de Laplace.

Quando um condutor elétrico percorrido por corrente é atravessado por um campo magnético, surge uma força que atua sobre o condutor. O aparecimento desta força resulta da interação entre o campo magnético externo ao condutor e que o atravessa e o campo magnético criado pelo próprio condutor quando é percorrido por corrente (uma corrente elétrica produz um campo magnético).

Se inverter o sentido de B ou de I, o sentido de F é invertido.

É este fenómeno que permite o funcionamento dos motores elétricos.

0
Dislike1
User badge image

thiago nunes okida

É a parte da eletricidade que estuda certos fenômenos nos quais intervêm corrente elétrica e campo magnético, podemos chamar esses fenômenos de fenômenos eletromagnéticos. Uma corrente elétrica passando por um condutor, produz um campo magnético ao redor do condutor.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais