Buscar

O que é canalitíase e cupulolitíase?

💡 2 Respostas

User badge image

Lorena Campos

Canalitíase: Deslocamento de cristais de cálcio provenientes do Utrículo para o interior de um dos canais semicirculares, estando esses livres na endolinfa.

Na cupulolitíase, uma vez que os cristais estão aderidos à cúpula, esta permanece defletida por todo o tempo em que o paciente fica na posição que a provoca, o nistagmo e a vertigem continuam, mesmo que a intensidade possa de- cair ligeiramente por causa da adaptação central.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A vertigem postural paroxística benigna (VPPB) é a disfunção vestibular periférica mais comum na população. Ocorre em todas as idades, é incomum em crianças e mais prevalente em idosos. A avaliação de uma pessoa com tontura é desafiante, devido à quantidade de possibilidades diagnósticas. Mais de 60 enfermidades têm sido relacionadas como causadoras de tontura, que podem representar a queixa principal do paciente ou um frequente sintoma.


A VPPB entra como entidade patológica de difícil caracterização do ponto de vista epidemiológico, visto que diversos casos passam desapercebidos ou mesmo diagnósticos de forma duvidosa no contexto clínico. Nas especialidades da medicina, ainda existem profissionais que não sentem-se suficientemente habilitados para avaliar tal condição patológica e mesmo tratá-la.


Normalmente encaminham ao otorrinolaringologista que é o mais próximo para estes acompanhamentos. Neste mesmo cenário observa- se a fisioterapia que não tem profissionais, no mercado atual, em condições de acompanhar estes pacientes. Parece surgir como especialidade da fisioterapia neurofuncional a reabilitação vestibular que pretende ocupar esta lacuna na fisioterapia clínica. Sendo assim, a VPPB é caracterizada por episódios breves de vertigem quando a cabeça é movimentada.


Os pacientes relatam que a vertigem é desencadeada quando deitam, mudam de posição na cama, inclinam o tronco para frente ou olham para cima. Outras queixas associadas são alterações de equilíbrio, náuseas e sensação de flutuação. O mecanismo fisiopatológico deve-se a presença de detritos degenerativos do utrículo (fragmentos de cristais de carbonato de cálcio) nos canais semicirculares.


Podemos encontrar dois tipos de VPPB, a canalitíase (ou ductolitíase), que é a forma mais frequente, nesta há detritos flutuando livremente na endolinfa do canal, e a cupulolitíase, forma mais rara, onde os detritos estão aderidos à cúpula do canal.


Na canalitíase, quando a cabeça é colocada na posição provocadora, os detritos de carbonato de cálcio se movem com a endolinfa e empurram a cúpula aumentando o índice de disparo dos neurônios deste canal. A latência das respostas é associada ao tempo necessário, para que a cúpula seja defletida pela atração da endolinfa, e a redução dos sintomas ocorre à medida que a posição é mantida, pois há cessação do movimento da endolinfa.


Na cupulolitíase, uma vez que os cristais estão aderidos à cúpula, esta permanece defletida por todo o tempo em que o paciente fica na posição que a provoca, o nistagmo e a vertigem continuam, mesmo que a intensidade possa de- cair ligeiramente por causa da adaptação central.

fonte:http://www.otorhinvs.com.br/artigos/7-o-que-e-vertigem-postural-paroxistica-benigna

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais