Buscar

Como calcular a ação do vento em estruturas que a relação a/b é maior que 4 para a análise do coeficiente de pressão externa?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

O momento fletor representa a soma algébrica dos momentos relativas a seção YX, contidos no eixo da peça, gerados por cargas aplicadas transversalmente ao eixo longitudinal. Produzindo esforço que tende a curvar o eixo longitudinal, provocando tensões normais de tração e compressão na estrutura.

Para calcular as reações dos apoios é necessário usar as equações do equilíbrio estático, fazendo a somatória das forças verticais, horizontais e os momentos que atuam sobre a viga. Lembre-se, para esses cálculos é preciso escolher um ponto de referencia e arbitrar os sentidos das forças, nesse exemplo usarei como referencia o apoio “A”.

Ao cortar a viga em um ponto qualquer, nesse ponto de corte surgem as forças internas que são chamas de: força normal (N), força cortante (V) e momento fletor (M). O foco dessa resolução é traçar o diagrama de esforço cortante e momento fletor.

Para esse problema, é preciso cortar a viga em dois pontos. O primeiro corte será entre as forças de 350lb e 600lb, chamarei de S1. O segundo corte será entre as forças 600lb e 250lb, chamarei de S2.

A imagem abaixo ilustra os pontos onde serão feito os cortes na viga.

 

Diagrama de Esforço Cortante e Momento Fletor Passo a Passo Imagem 13

 

Tanto no ponto S1 quanto no ponto S2 surgem o esforço cortante e momento fletor que será calculado adiante.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais