Buscar

Filosofia da Educação

Segundo Marilena Chauí Sócrates é considerado o patrono da Filosofia por diversas razões.Observe as razões abaixo: I ¿ Porque jamais se contentou com as opiniões estabelecidas, com os preconceitos de sua sociedade, com as crenças inquestionadas de seus conterrâneos. II ¿ Porque costumava dizer que era impelido por um espírito interior que o levava a desconfiar das aparências e procurar a realidade verdadeira de todas as coisas. III ¿ Porque era filho de uma parteira e dizia que sua mãe ajudava o nascimento dos corpos e que ele também era um parteiro, mas não de corpos e sim de almas. IV ¿ Porque ele vivia numa caverna de ilusões, como vivem todos os filósofos, até se libertar dela e enxergar claramente a realidade. 

Estão corretas:
 
  somente as razões III e IV.
  as razões I, II e IV.
  as razões II, III e IV.
  as razões I, III e IV.
  as razões I, II e III.

💡 3 Respostas

User badge image

Fernanda Oliveira

As razões I, II e III.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Filosofia, em especial sobre Sócrates, Moral e Ética.
A moral compreende o conjunto de regras criadas pela sociedade e aplicadas no cotidiano. Ela atua como base para os julgamentos do que é certo ou errado. Atrelada à moral está a ética, que, por sua vez, consiste no conjunto de conhecimentos obtidos da investigação do comportamento humano na tentativa de explicar as regras morais através da racionalidade. Trata-se de uma reflexão sobre a moral.
Nesse contexto, Sócrates era o pai da filosofia política e ética e é a principal fonte de todos os tópicos importantes da filosofia ocidental em geral; talvez sua contribuição mais importante para o pensamento ocidental seja seu modo dialético de investigação, conhecido como método socrático ou método "elenco", que ele aplicou ao exame de conceitos morais fundamentais, como o bem e a justiça.
Portanto, as razões corretas são a I, II e IV.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais