Buscar

Qual a diferença e semelhanças entre Ética e Moral?

Cite as diferenças e semelhanças e seu ponto de vista perante a sociedade

💡 4 Respostas

User badge image

Teresa Cumbula

a semelhança entre ética e moral reside na constituição do homem capaz de respeitar e formar uma sociedade justa através do comportamento ético e dos valores que são a parte da moral. digamos que esses dois elementos são alicerces para a conduta do homem.
5
Dislike0
User badge image

Rafael Mitsuo Bueno Ebara

Ética - é o modo de ser da pessoa. Está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade.

Moral - são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas pela sociedade. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

 

Ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar o ser humano, ajudando a construir o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar como agir e se comportar em sociedade, cada um seguindo seus costumes.

4
Dislike2
User badge image

Raquel Nascimento

  • A ética influencia nas regras de conduta de uma sociedade. Por exemplo, considera-se ético que uma pessoa consuma carne porque ela não está deixando de cumprir nenhuma norma social.

  • Por outro lado, a moral influencia nas regras de conduta de uma pessoa. Por exemplo, para uma sociedade pode parecer ético caçar animais mas para algumas pessoas é algo imoral, pois essa prática atenta contra a liberdade dos animais.

  • Enquanto isso a moral constitui uma referência básica de conduta pessoal, ou seja, o que é correto ou não. A ética constitui um grupo de diretrizes ou leis que definem as práticas aceitas, assim como o comportamento de um grupo de pessoas ou sociedade.

  • Tanto a ética como a moral constituem nossos costumes e formas de agir, na medida em que podem ser consideradas como corretas ou incorretas.

  • Uma das diferenças é que a moral dita normas e critérios de atuação, e a ética por sua vez trata de fundamentar essas normas de forma racional. Por exemplo, pode ser moral fazer o ensino médio porque é um ensino obrigatório, mas é ético porque o ensino serve para formar e dar um futuro ao indivíduo.

  • Resumindo, a ética são determinados tipos de comportamentos, sejam eles corretos ou incorretos. Enquanto isso a moral estabelece as regras que permitem determinar se o comportamento foi correto ou não.

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais