Buscar

Quais são as diferenças entre as circunstanciais e as elementares no direito penal ?

Quais são as diferenças entre as circunstanciais e as elementares no direito penal ?

💡 3 Respostas

User badge image

REGE CLEIDE M SANTOS

Circunstancias são todos os fatos que estão ao redor de uma conduta.

Circunstancias elemetares é a que se não existir o crime vira outro crime.

0
Dislike0
User badge image

REGE CLEIDE M SANTOS

As circunstancia elementares não se usa na aplicação da pena.

0
Dislike0
User badge image

marcelo lacerda

As elementares de um crime são as que reúnem todos os elementos de sua definição legal (art. 14, I); ou seja para que determinado crime esteja consumado, ou pelo menos tentado, o agente deve conformar sua conduta e vontade com os elementos de algum tipo penal, como: matar (Homicídio), Provocar aborto (arts. 124 a 126).

Importante lembrar também que existem elementares:

Objetivas: que são a própria descrição objetiva da conduta pela parte especial do código penal (como matar, difamar alguém, expor etc.)

Subjetivas: quando o tipo penal além de descrever uma conduta, faz menção a um vontade específica que o agente tem com aquela ação. Nos maus-tratos por exemplo o fim do agente ao deixar a vítima (p. ex.) sem comer é de correção discplinar ou pedagógica.

Normativas: que precisam de determinada valoração por parte dos interpretes para conceitua-las, são expressões como "documento", "funcionário público", "estado puerperal" etc.

As circunstâncias de um crime são, como já respondido, fatos ou elementos que circundam os tipos penais; não sendo previstos na descrição legal. Dependendo do caso essas circunstâncias podem ser qualificadoras, agravantes, atenuantes, majorantes ou minorantes. O principal é que elas não constituem os elementos (sejam eles objetivos, subjetivos ou normativos) de uma definição legal, ou seja, de um artigo da parte especial. 

Um exemplo, uma circunstância para o crime de omissão de socorro é o fato da vítima ser maior de 60 anos. Não está previsto no art. 135 (omissão de socorro), mas está previsto no art. 61, II, h (agravantes): o fato da vítima ser maior de 60 anos então não é elementar do crime de omissão de socorro, mas circunstância (nesse caso uma circunstância agravante da pena) que circunda esse crime. 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais