Buscar

o aval cancelado é considerado como não escrito é quando posterior ao vencimento não produz os mesmo e feito do anteriormente dado?justifique!

💡 3 Respostas

User badge image

Armindo De Castro Júnior

Raimundo, são dois institutos diferentes e estão previstos em nosso Código Civil:

Aval cancelado:

Art. 898 [...] § 2º - Considera-se não escrito o aval cancelado.

Comentário de Gladston Mamede:

"O aval pode ser cancelado (artigo 898, § 2o), considerando-se não escrito. O avalista poderá cancelá-lo até entregar a cártula; não tem o direito de pretender fazê-lo após isso. O credor poderá fazê-lo posteriormente, renunciando a garantia. Essa renúncia, contudo, não pode prejudicar o direito de terceiros. Assim, não pode o credor cancelar um aval se prejudica aquele coobrigado que, por ter obrigação posterior ao avalista, tem o direito de lhe exigir o adimplemento da obrigação em ação de regresso". (MAMEDE, Gladston. Títulos de Créditos - Direito Empresarial Brasileiro, 10ª edição. Atlas, 11/2017. VitalBook file, p. 91).

Aval posterior ao vencimento:

Art. 900 - O aval posterior ao vencimento produz os mesmos efeitos do anteriormente dado.

Espero ter ajudado.

1
Dislike0
User badge image

Paduan Seta Advocacia

O aval cancelado é considerado não escrito, conforme previsto no artigo 898, § 2º, do Código Civil.

No que diz respeito ao vencimento, é qualificado como não-aval quando prestado após o vencimento uma vez que não produz os efeitos pretendidos (garantia). Logo, o não-aval não possui garantia e não torna o avalista responsável pelo pagamento.

0
Dislike0
User badge image

Wendel Aires

Art. 898 [...] § 2º - Considera-se não escrito o aval cancelado.

Comentário de Gladston Mamede:

"O aval pode ser cancelado (artigo 898, § 2o), considerando-se não escrito. O avalista poderá cancelá-lo até entregar a cártula; não tem o direito de pretender fazê-lo após isso. O credor poderá fazê-lo posteriormente, renunciando a garantia. Essa renúncia, contudo, não pode prejudicar o direito de terceiros. Assim, não pode o credor cancelar um aval se prejudica aquele coobrigado que, por ter obrigação posterior ao avalista, tem o direito de lhe exigir o adimplemento da obrigação em ação de regresso". (MAMEDE, Gladston. Títulos de Créditos - Direito Empresarial Brasileiro, 10ª edição. Atlas, 11/2017. VitalBook file, p. 91).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais