Buscar

Qual a diferença entre ações, debêntures e notas promissórias?

💡 3 Respostas

User badge image

Cátia Eduvirgem Vieira Soares

As ações fazem parte do Mercado de Renda Variável, e ao comprar ações de uma empresa, você se torna sócio dela e divide os riscos do negócio. 
Já as debêntures e as notas promissórias fazem parte do Mercado de Renda Fixa.

Quem investe em debêntures ou em notas promissórias deve analisar o risco de crédito da emissão, pois se torna credor da empresa e terá de volta os recursos emprestados, nos prazos, condições e garantias pré-determinados no ato da emissão do título

4
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A Sociedade Anônima (SA) é um modelo de companhia no qual o capital é dividido em ações e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas, ou seja, se o negócio não der certo, cada sócio estará liberado de qualquer responsabilidade patrimonial além do valor das ações que possuía, limitando o prejuízo. Logo, as ações consiste em um investimento de renda variável que representam uma fração do capital social de uma empresa.

Por sua vez, a debênture é um título de dívida onde é realizado um investimento através de um empréstimo para uma empresa que não é uma instituição financeira ou de crédito imobiliário, onde o investidor recebe juros fixos ou variáveis ao final do período determinado. É uma forma de as empresas captarem recursos para financiar os seus projetos.

Por fim, uma nota provisória é uma “promessa de pagamento” de uma dívida formalizada como um documento entre a parte devedora e parte credora. O pagamento da dívida pode ser feito a vista no vencimento da nota, ou parcelado e sendo descontado com taxas anuais, mensais, entre outras. Uma vez que a dívida foi quitada, a parte devedora pode resgatar a nota da parte credora.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais