Buscar

O que são eficácia e aplicabilidade das normas constitucionais?

Falar sobre normas constitucionais de eficácia contida, de eficácia limitada

💡 2 Respostas

User badge image

Vinicius Gomes

As normas constitucionais são classificadas pela eficácia e pela aplicabilidade. Quanto à eficácia, essa se subdivide em normas de eficácia plena, de eficácia contida e eficácia limitada. Plena: a norma constitucional por si só pode ser aplicada aos casos concretos, sem necessidade de uma lei infraconstitucional que regulamente sua efetivação. Contida: a norma da CF teria a aplicação total, entretanto o legislador intervem limitando ou diminuindo a incidência de sua eficácia, ex: principio constitucional do livre exercício de profissão, emprego ou oficio, entretanto para exercer a advocacia, é necessário a aprovação no exame de ordem, conforme prevê a legislação infraconstitucional. Limitada: é a norma da CF que para ser aplicada tenha que ter, em tese, a edição CF uma lei regulamentadora do legislador. No que toca à aplicabilidade,são espécia as normas constitucionais de aplicabilidade direta\imediata e as indireta/mediata. Direta ou imediatas são as normas da constituição que a partir da promulgação do texto magno serão aplicado imediatamente no seio da sociedade, podendo ser comparadas ás normas de eficacia plena e contida. Indireta ou mediatas são as normas que necessariamente precisarão da atuação do legislador infraconstitucional para dar andamento a aplicabilidade da norma constitucional, podemos comparar essa especie com as de eficácia limitada.
1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Segundo a classificação das normas constitucionais de José Afonso da Silva, existem 3 tipos de normas constitucionais:

  • Normas constitucionais de eficácia plena: são as mais fáceis de identificar. São aquelas normas que desde a entrada em vigor da Constituição já estão aptas a produzir eficácia. Por isso, são definidas como de aplicabilidade direta, imediata e integral. Veja-se que não há restrição. Podem, no entanto, ser limitadoras: o artigo 132 consiste em norma de eficácia plena que limita a atividade de procurador aos que ingressam mediante concurso público de provas e títulos.

Exemplos:

"Art. 132. Os Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, organizados em carreira, na qual o ingresso dependerá de concurso público de provas e títulos, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as suas fases, exercerão a representação judicial e a consultoria jurídica das respectivas unidades federadas".

"Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal."

  • Normas constitucionais de eficácia contida: são dotadas de aplicabilidade direta, imediata, mas não integral (o legislador pode restringir a sua eficácia).

Exemplos:

"Art. 5º, XIII. É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão,atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer".

"Art. 5º, VIII. Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei".

Veja que nesse caso a norma produz efeitos desde logo, podendo, porém, ser regulamentada, de forma que tenha sua eficácia restringida.

  • Normas constitucionais de eficácia limitada têm a sua aplicabilidade indireta, mediata e diferida (postergada, pois somente a partir de uma norma posterior poderão produzir eficácia).

Exemplos:

"Art. 18. § 2º. Os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar".

"Art. 33. A lei disporá sobre a organização administrativa e judiciária dos Territórios."

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais