Buscar

explique como bohr resolveu o problema no átomo de rutherford .qual a falha desse modelo?

esolveu o problema no átomo de rutherford

💡 2 Respostas

User badge image

paulo Sousa

bohr resolveu o problema do modelo atômico de rutherford ,adcionando ao modelo atômico niveis de energia na eletrosfera, com isso, os eletrons transitariam de maneira "limitada" dentra daquele nivel ate que uma certa quantidade de energia fosse imposta ao eletron para faze-lo  "saltar" de nivel.

o problema do modelo de rutherford era justamente o questionamento de como os eletrons não seriam atraidos pelos protons já que os mesmos estariam livres para transitar, fazendo assim, com que os mesmos fossem atraidos causando um colapso atômico sem a possibilidade de existÊncia de matéria.

2
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Rutherford concluiu que, dentro do átomo, haveria um grande espaço vazio onde os elétrons se posicionavam (denominada eletrosfera), mas um pequeno e denso núcleo onde se encontravam os prótons - um espaço 10.000 ou 100.000 vezes menor que o próprio átomo. Além disso, o cientista surgiu com a ideia de que os elétrons se movimentavam em trajeto circular ao redor do núcleo, pois, caso estivessem parados, se chocariam com as partículas positivas. Seu modelo ficou conhecido por ser semelhante ao sistema solar. A única falha apontada para a teoria do cientista é a não explicação, novamente, de como o átomo se mantem estável eletricamente.

Niels Bohr resolveu aperfeiçoar o modelo de estrutura atômica trazido por Rutherford, surgindo daí o modelo conhecido como Rutherford-Bohr. Ele criticou a teoria do cientista pois, de acordo com a física clássica, o átomo não poderia existir de tal forma, já que seus elétrons perderiam energia e cairiam no núcleo. Assim, Bohr sua teoria sobre distribuição e movimentação dos elétrons baseado na teoria quântica proposta por Max Planck.

Ele propôs as seguintes afirmações: os elétrons se movimentam em órbitas circulares ao redor do átomo, chamadas de camadas eletrônicas ou níveis de energia, cada camada permitida possui uma energia diferente, ao receber energia, o elétron pode saltar para uma camada mais energética, o que faria do átomo algo instável, e o elétron pode voltar à sua camada original, mas para isso emitirá energia em forma de luz ou calor.

Assim, Bohr criou um modelo baseado na existência de diferentes níveis de energia, sendo que, quanto mais distante do núcleo, maior sua carga elétrica, e dividiu estes níveis em 7 camadas, as quais recebem as letras K, L, M, N, O, P, Q.

Algumas falhas notadas sobre seu modelo correspondem à falta de explicação de por que o elétron possui energia constante e das reações químicas. É interessante adicionar que, em 1932, o cientista James Chadwick descobriu a existência dos nêutrons no átomo.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais