Buscar

O QUE SÃO CROMOSSOMOS E LISSOMOS?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Nesta questão, devemos aplicar nossos conhecimentos de Biologia.


Lisossomos são organelas presentes no citoplasma da grande maioria das células eucariontes, e em seu interior pode-se encontrar grande quantidade de enzimas digestivas.

São formados no Complexo de Golgi, e têm duas funções principais:

  • Fazer a degradação e digestão de partículas originárias do meio exterior às células; e
  • Reciclar (isto é, função de renovação celular) outras organelas celulares que estão envelhecidas, processo conhecido como autofagia.

Ribossomos, por sua vez, são pequenas granulações presentes no citoplasma da célula e também na parte superficial do retículo endoplasmático, formando o retículo endoplasmático rugoso (granular). 

São formados a partir das células procarióticas e eucarióticas do núcleo celular, e compostos por diversas proteínas e também pelo flagelo ribossomático. Os ribossomos são ricos em ácido ribonucleico, e quando atuam no processo de síntese celular, ficam juntos ao filamento de RNA, formando os polissomos.

Uma das principais funções dos ribossomos é atuar na síntese das proteínas, e também atuam também na síntese das cadeias polipeptídicas.


Assim:

  • Lisossomos são organelas presentes no citoplasma da grande maioria das células eucariontes, tendo em seu interior grande quantidade de enzimas digestivas. Entre suas principais funções estão fazer a degradação e digestão de partículas originárias do meio exterior às células e reciclar outras organelas celulares envelhecidas; e
  • Ribossomos são pequenas granulações presentes no citoplasma da célula e também na parte superficial do retículo endoplasmático, tendo como principal função atuar na síntese das proteínas.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais