Buscar

Qual a função da Constituição Francesa?

Levando em conta que o poder legislativo na França, até o final da II Grande Guerra era o poder supremo e as leis estavam acima da constituição, qual era a função da constituição? 

💡 2 Respostas

User badge image

Alice Barros

Constituição francesa de 1791 foi a primeira lei maior da França, resultado direto da Revolução de 1789 e incorpora a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, dentro do princípio constitucionalista de se impor limites ao poder real.

Após longos meses de embates entre os defensores do absolutismo a carta magna foi promulgada pela Assembleia a 3 de setembro daquele ano, sendo posteriormente aceita pelo rei Luís XVI. O documento teve forte inspiração na Constituição dos Estados Unidos.

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Claudio Pereira de Souza Neto e Daniel Sarmento, ao analisar o constitucionalismo francês, ensinam:

“O protagonista do processo constitucional no modelo constitucional francês é o Poder Legislativo, que teoricamente encarna a soberania e é visto como um garantidor mais confiável dos direitos do que o Poder Judiciário. Historicamente, esta concepção deveu-se tanto à desconfiança que os franceses nutriam em relação ao Judiciário, visto como uma instituição corrompida e associada ao Antigo Regime, como à valorização da lei, concebida, a partir da influência do pensamento de Rousseau, como a expressão da vontade geral do povo. Isto levou, na prática, a que a Constituição acabasse desempenhando o papel de proclamação política, que deveria inspirar a atuação legislativa, mas não de autêntica norma jurídica, que pudesse ser invocada pelos litigantes nos tribunais.”

(...)

“O modelo constitucional francês foi o mais influente ao longo do século XIX e início do século XX. Porém, no que concerne à supremacia do Legislativo, ele vem sendo superado pela difusão global da jurisdição constitucional, ocorrida a partir da segunda metade do século passado. Aliás, na própria França, essa também é uma tendência que se verifica sob a égide da atual Constituição, que instituiu o controle preventivo de constitucionalidade das leis, confiado ao Conselho Constitucional, o qual passou a desempenhar um papel cada vez mais importante na vida pública francesa, sobretudo a partir dos anos 70. Recentemente, aprovou-se na França a possibilidade de controle de constitucionalidade a posteriori, o que representa a quebra de um verdadeiro tabu no constitucionalismo francês.” (Direito Constitucional – Teoria, história e métodos de trabalho. 2ª Ed. pg 76-77)

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais