Buscar

tcp e udp

Compare os cabeçalhos do TCP e do UDP. Cite alguns campos do cabeçalho TCP que não estão presentes no cabeçalho UDP. Qual é a razão para essa ausência.

💡 3 Respostas

User badge image

Jeniffer Genaotto Vanzin

TCP é uma sigla que significa Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissões, em uma tradução livre), que faz referência ao sistema de envio de pacotes mais comum da internet. Ao acessar um site, seu computador manda dados ao servidor pedindo que ele envie os conteúdos da página à máquina que está sendo utilizada — as informações enviadas de volta são “costuradas” pelo seu navegador para mostrar aquilo que você deseja.

O TCP também adota um sistema de numeração próprio para se assegurar que os pacotes enviados vão chegar ao destino na ordem correta. Caso o receptor não receba um pacote corretamente, a informação é enviada novamente até que chegue seguramente ao destino — para completar, também há uma checagem de erros que assegura que nenhuma das informações foi corrompida durante o trajeto.

Featured image

UDP espécie de “irmão” do protocolo TCP, também se baseia no envio de pacotes de informações, mas remove toda a parte de verificação de erros da outra tecnologia. O objetivo dessa opção é acelerar o processo de envio de dados, visto que todas as etapas de comunicação necessárias para verificar a integridade de um pacote (e para reenviá-lo, se necessário) contribuem para deixá-lo mais lento.

Graças às suas características, o protocolo é bastante usado em situações nas quais a correção de erros não é exatamente desejada. Durante a transmissão de um vídeo ao vivo, por exemplo, é mais interessante que uma pessoa perca alguns trechos ou tenha que lidar com distorções de imagem e áudio do que esperar pelo recebimento de um pacote que se perdeu — o que pode acabar com o fator “tempo real”.

O segmento UDP contém quatro campos de cabeçalho com 16bts cada, como mostrado no figura abaixo. A porta da fonte é um campo opcional que permite ao destinatário identificar o processo no remetente (demultiplexação) e a porta de destino identifica o processo de destino do segmento UDP. O campo da mensagem contém os dados da aplicação que está usando o segmento.

 

Resumindo o TCP tem verificação de erros e entrega durante a transmissão dos dados e o UDP não verifica esses possíveis erros, apenas envia.

 

https://www.tecmundo.com.br/internet/57947-internet-diferenca-entre-protocolos-udp-tcp.htm

https://colandonarede.wordpress.com/2015/05/12/protocolos-tcp-e-udp/

https://pt.wikibooks.org/wiki/Redes_de_computadores/Protocolo_UDP

 

0
Dislike0
User badge image

matheus oliveira

O protocolo TCP é tido como orientado à conexão por este motivo possui diversos campos de controle de perda de pacote e possui uma conexão fim a fim confiável enquanto o UDP é tido como um protocolo sem conexão (CONECTIONLESS) , geralmente este segundo é utilizado por aplicações que requerem uma transmissão e recepção de dados mais rápida e pode tolerar alguns pacotes faltantes, enquanto o TCP é utilizado por aplicações que requerem um controle maior na transmissão dos dados e têm pouca tolerância à perda de pacotes.

0
Dislike0
User badge image

passei direto

Compare os cabeçalhos do TCP e UDP. Cite alguns campos do cabeçalho TCP que não estão presentes  no cabeçalho UDP. Qual é a razão para essa ausência? 



0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais