Buscar

como localizar um alomorfe zero

💡 1 Resposta

User badge image

Emanuel Félix

É possível localizar um alomorfe 0 comparando com outras formas. por exemplo, apresentam alomorfes obrigatórios, o singular e o masculino:

namorado X namorada: o masculino "namorado" é marcado pela ausência da marca de feminino, ou seja, pela ausência do "a", sendo assim é marcado por um morfe/alomorfe 0. logo: namorado0/ namorada 

A mesma obrigatoriedade é encontrada no singular:

casa x casas; sabemos que "casa" é singular pela ausência da marca de plural. Isso significa que identificamos o singular na falta do "s", que é a regra geral de pluralização dos nomes. Sendo assim: casa0/ casas.

Esses são os casos sempre citados. Mas também é possível notá-los em conjugações, em marcas de número pessoa e tempo-modo-aspecto.

Ex.: (P3) casa. Nesse caso, há dois morfes 0 na forma de P3. Decompondo a palavra nas 4 partes obrigatórias de um verbo (radical, vogal temática, desin. modo-tempo-aspecto, desin. número-pesso), temos:

1 - casa: cas + a + 0 + 0 

Só sabemos que "casa" é P3 do presend. Indic. do verbo "casar" porque podemos compará-la com outras formas que apresentam essas partes, como "cantasse" que apresenta -sse, marca de tempo-modo-aspecto, e com "cantamos", que apresenta "mos" marca de número-pessoa. Logo, essas partes em "casa" são morfes 0, pois se realizam pela ausência de uma marca formal: casa00 (P3)

Logo, para saber quando existe um morfe 0, é preciso comparar com outras formas. 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais