Buscar

O que é Nexo de causalidade?Como funcionam as espécies de causas supervenientes independentes e as relativamente independentes?

💡 7 Respostas

User badge image

Erik Augusto

Nexo causal: é o elo de ligação concreto,físico,material é natural que se estabelece entre a conduta do agente e o resultado naturalistico,por meio do qual é possível dizer se aquela aquela deu ou não causa a este. O nexo causal consiste em uma mera constatação acerca da existência de relação entre conduta e resultado. A sua verificação atende apenas as leis da física, mais especificamente, da causa e do efeito.
1
Dislike1
User badge image

Erik Augusto

Teoria para apontar o nexo causal: teoria da equivalência dos antecedentes: para ela toda e qualquer conduta que, de algum modo,ainda que minimamente,tiver contribuído para a produção do resultado deve ser considerada sua causa.
1
Dislike0
User badge image

Erik Augusto

Nexo normativo: para a existência do caso típico,no entanto, não basta a mera configuração do nexo causal. É insuficiente para tanto aferir apenas a existência de um elo físico entre ação e resultado. De acordo com o artigo 19 do cp, é imprescindível que o agente tenha concorrido com dolo ou culpa (quando admitida),uma vez que sem um ou outro não haveria fato típico.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais