Buscar

Explique o motivo de ser , no caso da extorsão , o recebimento da vantagem mero exaurimento .

💡 2 Respostas

User badge image

Julyane Botelho

Na extorsão há dependência de um ato da vítima para a configuração do delito, que age em atendimento ao criminoso mediante violência ou grave ameaça. Neste crime o intuito é de obteção para si ou para outrem indevida vantagem econômica. Ocorre que pode acontecer de o crime ser consumado mas o agente coator não conseguiu obter o dinheiro, logo, ficará configurado como mero exaurimento em razão da ausencia de obteção da vantagem indevida e somente será levado em consideração no instante da fixação da pena. 

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

A extorsão conforme o artigo 158 do Código Penal é um crime formal, isto é, há a consumação independente do recebimento da vantagem indevida. Desse modo, nos crimes formais quando acontece o resultado pretendido (recebimento da vantagem) há mero exaurimento do crime. Então o motivo de ser é porque a extorsão é um crime formal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais