Buscar

como surgem os conflitos socioambientais

💡 1 Resposta

User badge image

Luana Jacob

Aparentemente os conflitos socioambientais estão coligados com a expansão das cidades que traz essa "vulnerabilidade socioambiental" para a população e o meio ambiente. Tudo isso surgiu com o processo de urbanização que foi gerado pela industrialização. No Brasil, foi mais intenso em 1960. Em 1970 já havia acontecido o êxodo rural (que é quando a população rural migra para a urbana em busca de mais infra-estrutura e serviços).
São cidades que recebem um grande número de pessoas e precisa 'abraça-las' de qualquer jeito. Consequentemente temos a construção dos edifícios verticalizados para atender essa demanda: um grupo maior de pessoas em um pequeno espaço.
Pelo outro lado, se tem a construção de moradias horizontais (periferias) que é onde se encontra o maior problema socioambiental dessa expansão. São moradias sem fiscalização, sem alvará e sem uso e ocupacao do solo definidos, ocupadas por pessoas de baixa renda. Essas moradias funcionam 'dormitórios'. Entre os principais problemas socioambientais estão: A ruptura social (que é esse contraste entre as edificações horizontais e as verticais, essa invasão e alteração da morfologia da cidade), a divisão e exclusão de classes (áreas designadas 'para os ricos' e areas designadas 'para os pobres'), a falta de infra-estrutura (luz, água, coleta de lixo, saneamento básico...), o aumento da mobilidade urbana (por ser moradias longes dos locais de trabalho), o aumento da violência, o aumento de favelas, o aumento da poluição do ar, enchentes, desmatamentos, deslizamentos (já que a grande maioria das favelas são construídas em encostas que deveriam ser áreas verdes preservadas e a conurbação que acaba trazendo problemas administrativos, políticos e sociais.
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais