Buscar

Determinado governador do Estado do Acre está em forte debate com a Assembleia Legislativa....

Determinado governador do Estado do Acre está em forte debate com a Assembleia Legislativa. Apesar de ter sido eleito em primeiro turno com uma expressiva maioria de votos, sua Assembleia é hoje composta em maioria considerável pela oposição ? ressentida por não ter reeleito o antigo governador, candidato da situação. Diante deste conflito político, o governador não consegue aprovar a lei orçamentária que se manifesta compatível com suas propostas. Sendo assim, decide baixar o orçamento por medida provisória. Deputado da oposição se recusa a votar a medida provisória e levanta argumentos tecnicamente adequados. Pergunta-se: a)Quais seriam estes argumentos? b) Pode o governador editar medida provisória? c) Cabe medida provisória em Direito Financeiro?

💡 1 Resposta

User badge image

DLRV Advogados

a) A Constituição Federal veda expressamente, em seu artigo 62, a edição de Medida Provisória para Leis orçamentárias. O chefe do Poder Executivo é responsável pela proposta, conforme o art.165 da Constituição.

"Art. 62. Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional.

§ 1º É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria:

I - relativa a:

d) planos plurianuais, diretrizes orçamentárias, orçamento e créditos adicionais e suplementares, ressalvado o previsto no art. 167, § 3º;"

"Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

I - o plano plurianual;

II - as diretrizes orçamentárias;

III - os orçamentos anuais."

 

b) Os governadores dos estados podem editar medida provisória, desde que haja previsão na Constituição Estadual, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal na ADI 425, julgada em 2002. Tais medidas devem ser convertidas em leis pela respectiva assembléia legislativa posteriormente.

c) Conforme visto no artigo 62, a regra do Direito Financeiro é ilegalidade da medida provisória. Exceção se dá no caso do artigo 167, parágrafo 3º, que diz respeito a abertura de crédito extraordinário para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública.

2
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais