Buscar

quais sao os conteudos que geralmente cai no fundamentos das ciencias sociais?

💡 1 Resposta

User badge image

Katiane S S

    • Quais as principais características das formas de conhecimento Senso Comum, Filosófico e Científico?
    • Senso Comum: É a compreensão do mundo baseada no aprendizado acumulado de gerações anteriores. Parte dos valores de cada indivíduo. Tem caráter subjetivo, pois depende dos valores pessoais dos sujeitos envolvidos. É um saber acrítico, pois não pergunta como e porque as coisas acontecem. Forma difusa não sistematizada, não usa um método. Empírico se vale da observação imediata das coisas. “AS APARÊNCIAS ENGANAM”

 

    • FILOSÓFICO: Pode ser traduzido como amor à sabedoria, a busca do conhecimento. Ela é traduzida em Ideologia. Atividade prática e Intelectual. Características: Racionalidade; Questionamento; Uso de conceitos; Transmissão pelo diálogo; Reflexão Acrítica.

 

    • CIÊNTÍFICO: É a informação e o saber que parte do princípio das análises dos fatos reais e cientificamente comprovados. Sistematização: saber ordenado a partir de um conjunto de ideias que são formadas de uma teoria. Verificabilidade: Ideia ou teoria que deve ser verificada sobre a ótica da ciência para que possa fazer parte do conhecimento científico. É FALIVEL, significa que essa ideia ou teoria pode ser derrubada e substituída por outra, a partir de novas comprovações e experimentações científicas.

 

    •  

 

    • Estas formas de conhecer estão sempre certas? Por que Sim e por que Não?

Nem sempre, o senso comum, por exemplo depende dos valores pessoais de cada sujeito, podendo vir a erros, assim como o conhecimento filosófico pode gerar dúvida porque  parte de uma Ideologia , já no conhecimento científico ele é o que mais se aproxima da verdade, pois vai analisar os fatos reais, mas pode ser falível, podendo haver novos métodos para comprovar determinada ideia.

 

    • Defina sociedade.
    • Sociedade é um conjunto de seres que convivem de forma organizada. A palavra vem do Latim Societas “Associação amistosa com os outros”, as sociedades humanas são objeto de estudo da Sociologia e da Antropologia enquanto as sociedades animais são estudadas pela sociobiologia e pela etologia.

 

    • O que é etnocentrismo? Exemplifique. É um conceito da antropologia definido com a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades.

 

    • O que é relativismo cultural? Exemplifique. É uma perspectiva da antropologia que vê diferentes culturas de forma livre do etnocentrismo, o que quer dizer sem julgar o outro a partir de sua própria visão e experiência.

 

    • Qual o objeto e o método de estudo da Ciência Política? Estuda os sistemas de poder, as instituições e as políticas de um país, o comportamento e as políticas públicas em suas diversas fases ( elaboração, implantação e avaliação).
    • Qual o objeto e o método de estudo da Sociologia? Investiga as relações sociais, as estruturas e a dinâmica das sociedades modernas, analisando os processos históricos de transformação das organizações sociais.

 

    • Qual o objeto e o método de estudo da Antropologia? Estuda as diferentes culturas do homem, os diversos grupos sócias, culturais e étnicos e as transformações ocorridas em função da interação entre os grupos. (ÉTNOGRAFIA)

 

    • O que é determinismo Social? É a crença de que o ambiente no qual o indivíduo está inserido determina o seu comportamento, inibindo do poder de escolha.

 

    • O que é determinismo biológico? É o conceito que afirma que as características físicas e psicológicas do ser humano são determinadas por sua raça, nacionalidade ou por qualquer outro grupo específico a qual ele pertença.

 

    • O que é interculturalidade? Refere-se à diversidade cultural que se manifesta na sociedade atual.

 

    • Por que estudamos as revoluções industrial e francesa na disciplina de Fundamentos das Ciências Sociais? Porque a Revolução Francesa (questões políticas) e a Revolução Industrial (questões econômicas), assim como o Iluminismo trouxeram a importância de uma ciência que pudesse ajudar a interpretar os movimentos da própria sociedade, a sociologia.

 

   

 

 

Quais são as principais características das sociedades para Augusto Comte? Para Comte a Sociedade que define o indivíduo, os fatos sociais devem ser externos aos indivíduos, ou seja, impõe seus comportamentos. Comte prega a expulsão dos mitos, da religião e a adoção de conhecimentos e métodos científicos, em função da grande desigualdade social, ele identifica a necessidade de conhecer a sociedade para antever os fatos e prever as crises. Pois, para ele a sociedade apresenta dois movimentos: Dinâmico = “Progresso” e as etapas necessárias para atingi-lo, e Estático = O que é fundamental para a “Ordem”.Concebeu a ciência da sociedade através do positivismo o que definia a especificidade do estudo científico da sociedade com objeto, conceitos e métodos de investigação. Divididos em três estados: Religioso, Metafísico e Positivista.

 

 

 

    • Como as sociedades evoluem para Augusto Comte?

Segundo a Lei dos três Estados criado pelo mesmo a sociedade evolui seguindo três estágios, cada qual com diferentes proporções entre o racional e o teológico para proporcionar mais avanço.

RELIGIOSO/ TEOLÓGICO: Fatos entidades sobrenaturais/ Deus, ritos e orações. (Figura Divina)

METAFÍSICO: Princípios abstratos “Análise das essências das coisas”. Condutas partem da nação da “alma”.

POSITIVISMO: “Por quês”- Explicações Científicas – Hipóteses e formação de Leis Universais.

 

 

 

 

    • Qual a crítica que é possível fazer a teoria da evolução das sociedades, de Augusto Comte, com base no relativismo cultural? Comte tinha um pensamento que só havia um tipo de sociedade absolutamente válida, que toda a humanidade deveria segundo a sua filosofia, chegar a esse tipo de sociedade. Já no Relativismo Cultural ensina que uma cultura deve ser compreendida e avaliada dentro dos seus próprios moldes e padrões mesmo que estes pareçam estranhos e exóticos.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais