Buscar

Pode ser considerado erro de proibição inescusável?

O dono de um bar que vendeu bebida alcoolica a um menor de 18 anos, que se enganou em relação à idade do freguês em razão de sua aparência.

&

O comportamento do marinheiro estrangeiro que consumia em dia de folga, lança perfume pelas ruas da cidade, influênciado pelos vídeos que havia visto de divulgação do carnaval?

💡 2 Respostas

User badge image

Lucas André Pereira

Neste caso, o agente também desconhece o injusto do fato, porém, possui por completo a condição de chegar à consciência da ilicitude do fato por conta própria. Aqui o agente responde pelo crime doloso e há somente a possibilidade de atenuação da pena, conforme o Art. 21, 3ª parte, CP:  “(...)se evitável, poderá diminuí-la de um sexto a um terço”.

2
Dislike0
User badge image

Bo Oliveira

No primeiro caso apesar do vendedor se enganar pela aparência, ele teria como evitar o erro, solicitando o documento de identidade. Portanto trata-se de erro de proibição escusável.

Já no segundo caso podemos considerar um erro de proibição inescusavel, já que o marinheiro não conhecia a legislação brasileira e acreditava ser lícito o uso da substância pelo que via na TV, portanto aplica-se o erro de proibição inescusavel, isentando-o de pena.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais