Buscar

o que são "nódulos de Ranvier"?

💡 3 Respostas

User badge image

Professora Maria Emanuela

são intervalos regulares entre uma célula de Schwann e outra nos axônios do sistema nervoso periférico.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os nódulos de Ranvier Constituem uma série de interrupções que surgem em intervalos regulares ao longo do comprimento do axônio de um neurônio. Assim, como o nome indica, pequenos nódulos ocorrem na bainha de mielina (uma camada de substância branca) que envolve os axônios dos neurônios. Estes nódulos foram descobertos pelo anatomista francês Louis-Antoine Ranvier. No início do século passado e são um dos elementos básicos das transmissões sinápticas da mielina.


Os nódulos rançosos caracterizam-se por constituírem espaços de tamanho muito pequeno. Especificamente, eles têm uma dimensão de micrômetro. Da mesma forma, esses nódulos são expostos à membrana axonal ao líquido extracelular, e servem para que o impulso nervoso transmitido entre os neurônios se mova com maior velocidade, de maneira saltada.


Portanto, os nódulos de Ranvier são pequenos sulcos gerados nos axônios dos neurônios que afetam principalmente a transmissão sináptica.

1
Dislike0
User badge image

Bruna Caetano

Entre as células gliais que envolvem o axônio existem pequenos espaços, os nódulos de Ranvier, onde a membrana do neurônio fica exposta.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais