Buscar

Nos termos da CONSTITUIÇÃO FEDERAL, são brasileiros natos:

a) os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência, por um ano ininterrupto, e idoneidade moral.

b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que venham a residir na República Federativa do Brasil até a maioridade.

c) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes nçao estejam a serviço de seu país.

d) os nascidos no estrangeiro, desde que de pai estrangeiro e de mãe brasileira, os portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor de brasileiros.

💡 3 Respostas

User badge image

Darlison Alves

Letra: C !

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Resposta: C

A alternativa “C” é cópia literal do art. 12, I, alínea “a”, da Constituição Federal.

Art. 12. São brasileiros:

I - natos:

a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;

A alternativa A está equivocada porque apresenta hipótese que caracteriza naturalização nos termos do art. 12, II, alínea “a”, da Constituição Federal. Não se trata, pois, de brasileiro nato.

Art. 12. São brasileiros:

II - naturalizados:

a) os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral;

As alternativas B distorceu o art. 12, I, alínea “c”, da Constituição Federal, de modo que não representa a hipótese com a devida perfeição.

c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira;

Por fim, a alternativa D, apresenta hipótese de “quase nacionalidade”, nos termos do art. 12, §1º, da Constituição Federal. Portanto, não é caso de nacionalidade originária.

§ 1º Aos portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor de brasileiros, serão atribuídos os direitos inerentes ao brasileiro, salvo os casos previstos nesta Constituição.

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais