Buscar

gráfico A, d q forma se propagam as ondas P da crosta até a descontinuidade d moho? Explique oq a variação dessas ondas pd indicar sobre as rocha d cr

1. No gráfico A, de que forma se propagam as ondas P da crosta até a descontinuidade de moho? Explique o que a variação dessas ondas pode indicar sobre as rochas da crosta.

2. De que forma a velocidade das ondas P diferencia a litosfera (rochas sólidas) da astenosfera (rochas menos densas em ponto de fusão)?

3. No gráfico B, de que maneira as velocidades das ondas P e S marcam as descontinuidades entre as camadas do manto, núcleo externo e núcleo interno e respectivos estados físicos? 

4. De que maneira a utilização de sismógrafos e os estudos das ondas sísmicas podem auxiliar na identificação e delimitação das camadas internas da terra?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

A Terra é formada por três camadas, a crosta, o manto e o núcleo. Cada camada apresenta características e temperaturas diferentes, tornando-se mais quente conforme se aproxima do núcleo. O homem nunca chegou ao núcleo da Terra, mas o estudo sobre a estrutura interna do planeta é possível graças aos estudos dos geofísicos, os quais se dedicam ao estudo da sismologia. Eles observam os fenômenos das ondas sísmicas e contam com a ajuda de aparelhos para definir as características de cada camada.


1. No gráfico A ele mostra a diferença onde maior profundidade maior será a velocidade, por conta de que está mais próximo do núcleo onde a força de gravidade é bem maior, com isso a velocidade será maior.

2. Estudos realizados por meio de ondas sísmicas, constatam que o núcleo interno gira a uma velocidade acima da rotação da Terra. Já a parte líquida ou núcleo externo é composta por ferro metálico e outros elementos químicos e possuem uma velocidade sísmica de rotação um pouco menor do que o núcleo interno. Os cientistas afirmam que essa rotação produz uma corrente elétrica, fato que poderia explicar o magnetismo terrestre.

3. A partir da Descontinuidade de Gutenberg, onde ocorre a cerca de 2900 km de profundidade, entre o manto e o núcleo, marca o limite abaixo do qual as ondas S não se propagam e as ondas P diminuem de velocidade o que evidencia uma alteração das propriedades dos materiais que constituem o interior da Terra.

4. Através das vibrações criadas a partir da movimentação das camadas, entre os atritos das moléculas internas, e a diferenciação de temperatura e pressão, a partir disso é calculada a delimitação das camadas internas.

6
Dislike0
User badge image

TSousa 000

https://www.passeidireto.com/arquivo/86650212/termodinamica-e-ondas-passei-direto


LEMBRE DE CURTIR E SALVAR PARA DAR UMA FORÇA!


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais